O Governo do Tocantins oficializou, nesta quinta-feira (15), a reativação do Fórum Estadual das Micro e Pequenas Empresas (Femep), após sete anos sem atividades. A cerimônia de posse dos novos membros ocorreu durante a programação da Agrotins 2025, no Pavilhão do Desenvolvimento da Secretaria de Estado da Indústria, Comércio e Serviços (Sics), em Palmas, e contou com a presença do secretário nacional da Microempresa e Empresa de Pequeno Porte, Maurício Juvenal.
A nova composição do Femep reúne representantes de 24 instituições públicas e privadas, entre elas o Sebrae, Fieto, Fecomércio, Caixa Econômica Federal, Banco do Brasil, universidades, prefeituras e órgãos dos governos estadual e federal. O fórum será um espaço permanente de articulação para discutir diretrizes e propor políticas voltadas ao fortalecimento dos pequenos negócios, com foco na desburocratização, acesso ao crédito, capacitação e inovação.
O secretário da Sics, Carlos Humberto Lima, destacou que a reativação do colegiado atende a uma orientação do governador Wanderlei Barbosa. “Esse importante instrumento organizacional para os micro e pequenos empreendedores está de volta. A retomada está alinhada ao esforço do Governo em fortalecer os pequenos negócios e promover um ambiente mais favorável ao empreendedorismo em todos os municípios tocantinenses”, afirmou.
Já o secretário nacional Maurício Juvenal ressaltou que o Tocantins se torna exemplo nacional ao implementar na prática um modelo que fortalece a política federal de apoio ao empreendedorismo. “A Política Nacional só funciona quando ganha vida no território. Aqui, vamos discutir temas fundamentais como educação empreendedora, acesso ao crédito e ao mercado, compras públicas e internacionalização”, disse.
O presidente da Agência de Fomento do Estado do Tocantins, Portilho Prado, recém-empossado no Fórum, enfatizou a importância do diálogo com os empreendedores. “Vamos ouvir todos os segmentos para apoiar e pensar estratégias que melhorem a economia do nosso estado”, declarou.
Tem algo para contar? 🚨 Sua história pode virar notícia! Fale com a nossa redação pelo WhatsApp (63) 9 9274-5503 ou envie um e-mail para [email protected]