19 de maio de 2024 05:16

Tocantins

Secretaria da Saúde do Estado emite alerta a respeito dos acidentes de trânsito no período de Carnaval

Publicado em

Secretaria da Saúde do Estado emite alerta a respeito dos acidentes de trânsito no período de Carnaval

Com a chegada das festas de Carnaval, o Governo do Estado, por meio da Secretaria da Saúde do Estado do Tocantins (SES-TO), emitiu um alerta à população com medidas de segurança e sugestões a serem tomadas para evitar acidentes de trânsito nesta data.

Neste período em que muitas pessoas se deslocam nas rodovias, é comum a ocorrência de inúmeras infrações de trânsito. As principais delas, segundo o anuário da PRF 2021, são excesso de velocidade, ultrapassagem incorreta, falta do cinto de segurança ou capacete e o pior deles, alcoolemia.

Com foco na diminuição dos acidentes, neste carnaval, a SES-TO promove a campanha ‘Seja o amigo da vez’ junto aos municípios em todo o Estado. A campanha leva em consideração que o período de festas é marcado por um aumento no fluxo de veículos, especialmente nas rodovias que levam aos destinos turísticos. A principal recomendação é que as pessoas evitem dirigir após consumir bebidas alcoólicas, optando por alternativas como o transporte público e aplicativos de corrida.

De acordo com os dados do Sistema de Informação de Agravos de Notificação (SINAN), no último ano pré-pandemia (2019) Tocantins notificou somente no período do carnaval cerca de 142 acidentes de trânsito, este número caiu para 66 no ano de 2020, 40 em 2021 e 44 acidentes no ano passado. Dados da SES-TO apontam que as principais vítimas de trânsito no Tocantins são motociclistas, do sexo masculino com idade de 20 a 49 anos.

Os dados do Sistema de Informação de Mortalidade (SIM) apontam 452 óbitos em decorrência dos acidentes de trânsito no ano de 2020, 513 em 2021, 533 em 2022, totalizando 1.498 óbitos nos últimos três anos.

Segundo representantes do Hospital Geral de Palmas (HGP), atualmente os acidentes de trânsito representam a maioria dos casos de internação no hospital. Muitas vezes apresentam politraumas de alta energia que repercutem nos procedimentos cirúrgicos, em alguns casos requerem longo período de internação.

Envie sugestões de pauta ou denúncia para o WhatsApp do Jornal Sou de Palmas: (63) 992237820

Deixe o seu Comentário

Anúncio
Clique para comentar

Você precisa estar logado para postar um comentário Conecte-se

Deixe uma resposta

Mais Vistos da Semana