16 de maio de 2024 14:23

Tocantins

Operação Lockdown é estendida por mais 60 dias nos presídios do Tocantins devido a pandemia de coronavírus

Publicado em

Operação Lockdown é estendida por mais 60 dias nos presídios do Tocantins devido a pandemia de coronavírus

A operação Lockdown foi prorrogada por mais 60 dias nos presídios do Tocantins. A ação limita o recebimento de novos detentos em 17 unidades prisionais devido a pandemia de coronavírus. Segundo o Governo do Tocantins, o objetivo é evitar a disseminação da doença entre presos e servidores.

Essa nova fase iniciou nesta quinta-feira (22/10) e segue até 23 de dezembro, segundo a Secretaria de Cidadania e Justiça.

As visitas continuam suspensas em todas as unidades. Por causa das restrições, familiares de detentos fizeram manifestações em frente à Casa de Prisão Provisória de Palmas durante a semana.

Um motim também foi registrado no Centro de Reeducação Social Luz do Amanhã, em Cariri do Tocantins, na última nesta segunda-feira (19), quando presos entraram em confronto. O tumulto teria começado após um grupo de presos organizar uma greve de fome para protestar contra as condições dentro da unidade e o outro grupo se recusar a participar.

Nesta etapa da operação Lockdown, 17 unidades distribuídas em oito regionais foram selecionadas para continuar recebendo novos presos no sistema. A seleção levou em conta as condições dos estabelecimentos e a localização. (Veja a lista abaixo)

“Seguimos os trabalhos mediante o Plano de Ação. Todas as providências em relação ao Sistema Penal nesse período foram tomadas seguindo orientações técnicas de profissionais de saúde, o que nos garantiu um cenário controlável diante dessa situação”, afirmou o superintendente de Administração dos Sistemas Penitenciário e Prisional, Orleanes de Sousa Alves.

Unidades que poderão receber novos presos

  1. Unidade Penal de Araguatins
  2. Unidade Penal de Tocantinópolis
  3. Casa de Prisão Provisória de Araguaína
  4. Unidade Penal Feminina de Babaçulândia
  5. Unidade Penal de Guaraí
  6. Unidade Penal de Colinas
  7. Unidade Penal Feminina de Pedro Afonso
  8. Casa de Prisão Provisória de Paraíso
  9. Unidade Penal de Araguacema
  10. Casa de Prisão Provisória de Palmas
  11. Casa de Prisão Provisória de Miracema
  12. Unidade Penal Feminina Lajeado
  13. Unidade Penal Feminina Palmas
  14. Casa de Prisão Provisória de Gurupi
  15. Unidade Penal Feminina de Talismã
  16. Casa de Prisão Provisória de Dianópolis
  17. Unidade Penal de Arraias

 

Apesar dos esforços para prevenir o contágio da população carcerária, surtos foram registrados em vários presídios. Na CPP de Palmas, 41 presos tiveram diagnóstico positivo. Também houve casos em Gurupi, Guaraí, Araguaína, Araguatins e Augustinópolis, que registrou 70 infectados de uma única vez.

A secretaria afirma que a Operação Lockdown também integra uma série de outras medidas: suspensão de visitas às unidades; destinação de celas de isolamento para os novos presos; protocolos de limpeza e higienização do ambiente; uso obrigatório de máscara dentro das unidades; triagem com resposta a questionário e aferição de temperatura de servidores, prestadores de serviços e representantes do judiciário que pretendam adentrar nas unidades prisionais e ainda foi estipulado o contato mínimo entre agentes e reeducandos.

Também foram criadas duas Centrais de Isolamento de Detentos para com Sintomas da Covid-19 (leitos de enfermaria). Uma fica na Casa de Prisão Provisória de Palmas e a outra na Unidade de Tratamento Penal Barra da Grota, em Araguaína.

Deixe o seu Comentário

Anúncio
Clique para comentar

Você precisa estar logado para postar um comentário Conecte-se

Deixe uma resposta

Mais Vistos da Semana