18 de maio de 2024 01:30

Tocantins

Medicamento para infecção grave associada ao Vírus Sincicial já está disponível para os municípios do Tocantins

Publicado em

Medicamento para infecção grave associada ao Vírus Sincicial já está disponível para os municípios do Tocantins

A Secretaria de Estado da Saúde comunica às equipes municipais de Saúde já se encontra disponível o medicamento Palivizumabe, para a prevenção da infecção grave associada ao Vírus Sincicial Respiratório (VSR), uma das principais causas de infecções das vias respiratórias e pulmonares em recém-nascidos e crianças pequenas. O medicamento é destinado a crianças prematuras com idade gestacional de até 28 semanas; e, crianças com doença pulmonar crônica ou doença cardíaca congênita, com até dois anos de idade.

A técnica da SES, Caroline Raposo informa que será enviado material orientativo aos municípios reforçando a disponibilidade do medicamento e público alvo. “Na região Norte do país a sazonalidade do VSR acontece nos meses de fevereiro a junho, portanto, o período de aplicação do medicamento será nos meses de janeiro a maio, uma dose por mês, totalizando cinco doses. As equipes dos municípios serão responsáveis por encaminhar as crianças a um dos três centros de aplicação do medicamento no Estado”, reforça a técnica.

O Ministério da Saúde orienta a aplicação do medicamento Palivizumabe nas crianças, mesmo diante do cenário da pandemia da Covid-19. Para o recebimento do medicamento a criança deverá passar por consulta médica para avaliação do especialista (Pneumologista, Cardiologista, Neonatologista e/ou Pediatra).

O medicamento é administrado (aplicado) em três centros: o Hospital e Maternidade Dona Regina, em Palmas, é referência para os municípios que compõem a Região Macro Centro Sul, para crianças de até um ano de idade; já o Hospital Infantil de Palmas, para crianças a partir de um ano de idade até dois anos completos. Já o Hospital Municipal de Araguaína Dr. Eduardo Medrado, é referência para toda a Região Macro Norte, que atende todo o público alvo do medicamento.

Palivizumabe

O Palivizumabe é um anticorpo monoclonal humanizado, que apresenta atividade neutralizante e inibitória contra o VSR. Trata-se de um produto que provoca uma imunização passiva, o que o diferencia das vacinas, uma vez que estas estimulam a produção de anticorpos pelo organismo do indivíduo, representando uma forma de imunização ativa.

Deixe o seu Comentário

Anúncio
Clique para comentar

Você precisa estar logado para postar um comentário Conecte-se

Deixe uma resposta

Mais Vistos da Semana