28 de abril de 2024 06:48

Tocantins

Mais de 500 motoristas são flagrados dirigindo em estado de embriaguez só este ano no Tocantins

Publicado em

Mais de 500 motoristas são flagrados dirigindo em estado de embriaguez só este ano no Tocantins

De acordo com informações da Secretaria de Segurança Pública (SSP) do Tocantins, mais de 500 motoristas foram flagrados dirigindo embriagados só em 2022, um aumento significativo comparando ao ano passado com 365 ocorrências. Conforme o Código Brasileiro de Trânsito, conduzir veículo sob efeito de álcool é uma infração gravíssima prevista na lei de trânsito, que já completou 14 anos, essa ação imprudente pode causar acidentes com vítimas fatais.

Os flagrantes em Palmas aumentaram em relação ao ano passado. Foram 93 ocorrências na capital de janeiro a setembro deste ano. No mesmo período de 2021 foram registrados 48 boletins de ocorrência.

Leia Também:   Unitins abre inscrições para vestibular com 160 vagas; saiba como participar

As estatísticas provocam mortes no trânsito. O diretor comercial Johan Carvalho diz que quando sai com grupo de amigos toma todos os cuidados. “Ao invés de rachar o combustível, racha o valor do Uber. É muito mais seguro e todo mundo pode beber, se divertir”, disse.

Além da multa de R$ 2.934,70, o motorista que for flagrado dirigindo bêbado fica impedido de dirigir por um ano e ainda pode responder criminalmente em caso de mortes no trânsito.

“Só o fato de você conduzir um veículo automotor sob a influência de álcool ou outra substância psicoativa, faz com que você seja punido em âmbito penal em detenção que varia de seis meses a três anos”, informou o advogado Felipe Boarin L’Astorina.

É que a atenção, concentração, velocidade de reflexos e visão ficam afetadas após o uso de drogas, inclusive de bebidas alcóolicas.

“Existem diversos estudos que comprovam que o fator diferencial da condução normal para a condução de uma pessoa que se encontra sob influência de álcool. A gente pode fazer uma analogia com a pessoa que também dirige manuseando o celular. Você perde a atenção, o foco principal”, disse Felipe Boarin.

O enfermeiro Marcos Andrey entende que o uso de bebida alcóolica não combina com direção. “O correto mesmo é não ingerir bebida alcóolica. Quando ingere a gente não consegue distinguir o certo do errado. A gente fica mais eufórico”.

Envie sugestões de pauta ou denúncia para o Whatsapp do Jornal Sou de Palmas: (63) 992237820

Deixe o seu Comentário

Anúncio


Mais Vistos da Semana