No mesmo dia em que assumiu o cargo de governador em exercício, após o afastamento de Wanderlei Barbosa (Republicanos), Laurez Moreira (PSD) promoveu uma ampla reformulação no secretariado estadual. O Diário Oficial do Estado (DOE) publicado na noite desta quarta-feira (3) trouxe a exoneração de todos os secretários e a nomeação de novos gestores para postos estratégicos da administração.
Quem são os novos secretários
Entre as primeiras nomeações feitas por Laurez, estão:
Sebastião Pereira Neuzin Neto: designado para responder interinamente pela Casa Civil, acumulando a função de secretário executivo, inclusive com responsabilidade pelo ordenamento de despesas;
Luiza Rocha Pinheiro: nomeada para o cargo de Secretária de Estado da Comunicação, com posse a partir de 4 de setembro;
Vitor Oliveira Santos Rocha Teles: assumirá como Secretário-Chefe da Casa Militar, também a partir de 4 de setembro;
Ailton Parente Araújo: nomeado para o cargo de Chefe de Gabinete do Governador, vinculado à Secretaria Executiva da Governadoria, igualmente a partir de 4 de setembro.
Coletiva de imprensa
Durante entrevista concedida à imprensa na noite desta quarta-feira, Laurez afirmou que as mudanças visam “dar agilidade à gestão” e reforçou que os novos secretários nomeados serão efetivados ainda nesta semana. O governador em exercício também sinalizou que poderá fazer novos ajustes na equipe administrativa nos próximos dias.
Contexto político
As mudanças ocorrem um dia após a decisão unânime do Superior Tribunal de Justiça (STJ), que confirmou o afastamento de Wanderlei Barbosa do cargo de governador por seis meses, em razão das investigações da Operação Fames-19. A medida também atingiu a primeira-dama, Karynne Sotero, que deixou a Secretaria de Participações Sociais.