19 de maio de 2024 07:34

Cotidiano em destaque

Instalação de barreiras de concreto para proteger postes de motoristas é iniciada em Araguaína

Publicado em

Instalação de barreiras de concreto para proteger postes de motoristas é iniciada em Araguaína
Barreiras de concretos estão sendo instaladas para proteger postes — Foto: Marcos Sandes/Ascom/Araguaína

Em Araguaína, norte do Tocantins, barreiras de concreto começaram a ser instaladas para garantir a proteção dos postes. As estruturas têm objetivo de amortecer os impactos de acidentes de trânsito e reduzir os danos à rede de iluminação pública. No ano passado foram 705 postes derrubados por veículos no Estado.

Araguaína é a segunda cidade com mais acidentes deste tipo, foram 60 apenas em 2021. A capital lidera com 172 casos.

O projeto de instalação de barreiras é desenvolvido pela Energisa em pareceria com o município, que auxilia no mapeamento dos pontos de maior risco. A primeira foi colocada em um poste na Avenida Maranhão, na Vila Nova.

As proteções são fabricadas com camadas de concreto, brita e borracha EVA (Etil, Vinil e Acetato). Neste primeiro momento serão instaladas estruturas em 30 pontos de Araguaína.

Para escolher os locais que serão protegidos, os técnicos da Energisa e do município estão analisando as condições técnicas de cada via, como o maior índice de acidentes e o tamanho das calçadas.

Números não param de crescer

O número de acidentes de trânsito envolvendo postes cresceu 46,5% em comparação com o ano de 2020. Em 2022 foram 99 ocorrências até fevereiro, segundo levantamento parcial da Energisa. A maioria dos acidentes acontece em áreas urbanas e muitos são em vias retas.

Os municípios que mais tiveram incidentes em 2021 foram Palmas (172), Araguaína (60), Porto Nacional (42), Gurupi (36), Paraíso do Tocantins (24) e Lagoa da Confusão (15).

Dependendo do poste que é atingido, a interrupção no fornecimento de energia pode atingir cerca de 20 mil pessoas. As batidas também representam riscos para condutores, passageiros e pedestres, além de custos para toda sociedade.

A instalação de uma nova estrutura pode levar de três a quatro horas e o custo médio da substituição é de R$ 3 mil, mas pode chegar a R$ 30 mil caso tenha transformador e outros equipamentos.

Deixe o seu Comentário

Anúncio
Clique para comentar

Você precisa estar logado para postar um comentário Conecte-se

Deixe uma resposta

Mais Vistos da Semana