Começam nesta quinta-feira, 7 de agosto, as inscrições para a segunda edição de 2025 do Exame de Acesso ao Ensino Superior do Tocantins, o Exato. A prova será aplicada no dia 19 de outubro e é voltada a estudantes que já concluíram ou ainda estão cursando o Ensino Médio, interessados em ingressar em instituições federais do estado.
O exame é uma porta de entrada para a Universidade Federal do Tocantins (UFT), a Universidade Federal do Norte do Tocantins (UFNT) e o Instituto Federal do Tocantins (IFTO). Apesar de ser um exame estadual, a participação é aberta a candidatos de todo o Brasil. O período de inscrição vai até 10 de setembro, exclusivamente pelo site www.uft.edu.br/exato20252, com taxa de R$ 70. O prazo para pagamento do boleto encerra em 11 de setembro.
Candidatos que se enquadram nos critérios de baixa renda, estudantes de escola pública, indígenas ou quilombolas podem solicitar isenção da taxa de inscrição nos dias 7 e 8 de agosto, mediante apresentação de documentos previstos no edital.
A prova será aplicada em 14 cidades tocantinenses: Araguaína, Araguatins, Arraias, Colinas, Dianópolis, Formoso do Araguaia, Gurupi, Lagoa da Confusão, Miracema, Palmas, Paraíso do Tocantins, Pedro Afonso, Porto Nacional e Tocantinópolis.
Ingresso e instituições participantes
O Exato não é um processo seletivo direto, mas um exame de habilitação. Os estudantes não escolhem curso ou instituição no momento da inscrição — apenas a cidade onde farão a prova. As instituições utilizam a nota do exame para processos seletivos próprios, a exemplo do PS Exato da UFT.
A Universidade Federal do Tocantins já confirmou que metade das vagas de seus cursos será preenchida com base no Exato. O IFTO vai destinar 100% das vagas de graduação ao exame. Já a UFNT ainda está discutindo a distribuição, mas já confirmou adesão parcial.
As instituições também têm autonomia para definir nos editais se aceitarão notas de edições anteriores. No caso da UFT, o estudante pode utilizar a nota de qualquer edição já realizada.
Sobre a prova
Com base no currículo da Educação Básica do Tocantins, a prova será dividida em dois turnos no mesmo dia, com 80 questões objetivas de quatro áreas do conhecimento e uma redação. Os conteúdos cobrados, as obras literárias regionais indicadas e os macrotemas da redação constam no edital de abertura.
Serviço
Inscrições: 7 de agosto a 10 de setembro
Taxa: R$ 70
Isenção: 7 e 8 de agosto
Data da prova: 19 de outubro
Mais informações: www.uft.edu.br/exato20252
Tem algo para contar? Sua história pode virar notícia! Fale com a nossa redação pelo WhatsApp (63) 9 9274-5503 ou envie um e-mail para [email protected]