O Governo do Tocantins anunciou nesta quarta-feira (4/11) que vai retomar gradativamente as visitas em presídio no estado. Os presos poderão voltar a receber os advogados e defensores a partir desta quinta-feira (5), já para os familiares o retorno será a partir do dia 12 de novembro. Ao invés de um dia por semana, haverá visitação de quinta-feira a domingo, em horários agendados, para evitar aglomerações.
- Publicidades -
As visitas serão marcadas por telefone, nos números disponibilizados para cada unidade neste link divulgado pelo Governo do Tocantins. O horário de visitação será de 08h30 às 14h. Cada preso terá direito a receber a visita de um familiar (pai, mãe, esposa ou filho maior de 18 anos) cadastrado a cada 30 dias. O visitante não pode integrar o grupo de risco.
Cada visita vai durar 15 minutos. O uso de máscara será obrigatório e os visitantes passarão por triagem antes de entrar. Será feita a limpeza e higienização das mãos e conferência de temperatura corporal. Durante a visita será estabelecido o distanciamento de 1,5 metro sem contato físico entre o preso e o familiar.
As videochamadas agendadas entre presos e parentes também vão continuar acontecendo. Não será permitida entrega de alimentos ou visitas íntimas.
As visitas dos advogados também serão com agendamento, pelos mesmos números de telefone, e terão duração de 30 minutos cada. A medida foi anunciada após o registro de manifestações em várias cidades de parentes de presos que pediam pelo retorno das visitas. As visitas estavam suspensas desde março por causa da pandemia de Covid-19.