O governador do Tocantins, Wanderlei Barbosa, acompanhado do presidente da Agência de Transportes, Obras e Infraestrutura (Ageto), Márcio Pinheiro, realizará na próxima terça-feira (26) uma visita técnica às obras de reparo em andamento no aterro e na via superior da Ponte Governador José Wilson Siqueira Campos, que liga Palmas ao distrito de Luzimangues, em Porto Nacional.
As intervenções são consideradas fundamentais para garantir a segurança da estrutura e viabilizar o início da duplicação da ponte.
Reforço estrutural e segurança
Segundo o governador, a recuperação imediata do aterro da ponte é essencial para evitar erosões e assegurar estabilidade.
“Esses reparos são fundamentais para viabilizar a duplicação da ponte com a segurança necessária. A visita permitirá acompanhar de perto o andamento dos trabalhos”, afirmou Wanderlei Barbosa.
O presidente da Ageto, Márcio Pinheiro, destacou que os serviços incluem ajustes no aterro, retirada das defensas laterais e trabalhos subaquáticos para avaliar as condições da base da ponte. “Depois que todo o aterro estiver refeito, continuaremos com as intervenções na parte superior da pista”, explicou.
Obras de duplicação
A duplicação prevê a ampliação da ponte para quatro pistas e a instalação de passarelas para pedestres e ciclistas. Atualmente, está em andamento a remoção das proteções laterais para análises estruturais, que devem ser concluídas até o fim do ano.
Após essa etapa, o projeto seguirá com a readequação das faixas de rodagem, acostamentos, ciclovias e instalação de nova sinalização. As obras de duplicação estão previstas para começar ainda em 2025.
Investimento e execução
O projeto recebe investimento de R$ 250 milhões, provenientes de empréstimo com o Banco de Brasília (BRB). O valor contempla também a duplicação de trecho da TO-080, entre Luzimangues e Paraíso.
A empresa EHL LTDA foi selecionada por licitação da Ageto para elaborar e executar os trabalhos.
Tem algo para contar? Sua história pode virar notícia! Fale com a nossa redação pelo WhatsApp (63) 9 9274-5503 ou envie um e-mail para [email protected]