O Tocantins registrou mais de 2,6 milhões de descargas atmosféricas entre janeiro e abril deste ano, um aumento de 61% em relação ao mesmo período de 2024. Os dados são do Grupo Storm, responsável pelo monitoramento meteorológico para a Energisa.
De acordo com a meteorologista e consultora da Energisa, Ana Paula Paes, a tendência é de continuidade das chuvas nos próximos dias, ainda que de intensidade leve a moderada. “Estamos na transição do período chuvoso para o seco, mas a Oscilação de Maden-Julian, que atua como uma ‘onda atmosférica’, está favorecendo a ocorrência de chuvas nesta fase positiva do fenômeno”, explicou.
A alta incidência de raios no estado também tem relação com o fenômeno La Niña, que atua sobre o Oceano Pacífico Equatorial. “As temperaturas da superfície do mar mais frias que o normal aumentam a cobertura de nuvens e as chuvas, o que eleva as descargas atmosféricas no Tocantins”, detalhou Ana Paula.
Orientações de segurança
Diante do aumento de raios, a Energisa reforça os cuidados com a rede elétrica e orienta a população a desligar eletrodomésticos da tomada durante tempestades. “Quando um raio atinge a rede, a descarga pode entrar nas residências pela instalação elétrica, causando curto-circuito, incêndios ou choques”, alertou o gerente de Operação da Energisa, Maurício Zanina.
A concessionária também investe em equipamentos inteligentes que religam automaticamente a energia em caso de queda e isolam áreas afetadas, reduzindo o número de clientes sem energia. “Galhos de árvores podem cair sobre a rede durante as chuvas e provocar rompimento de cabos. Por isso, a orientação é não se aproximar e acionar os Bombeiros ou a Energisa”, completou Zanina.
Os clientes podem comunicar ocorrências de falta de energia pelos canais digitais da Energisa, disponíveis 24 horas, como o aplicativo Energisa On, site oficial ou WhatsApp da assistente virtual Gisa: www.gisa.energisa.com.br.
Tem algo para contar? 🚨 Sua história pode virar notícia! Fale com a nossa redação pelo WhatsApp (63) 9 9274-5503 ou envie um e-mail para [email protected]