Com o tema “Priorize a amamentação: crie sistemas de apoio sustentáveis”, o Hospital e Maternidade Dona Regina Siqueira Campos (HMDR), em Palmas, deu início nesta terça-feira (5) à campanha Agosto Dourado 2025, dedicada à valorização do aleitamento materno. A abertura oficial contou com a presença de autoridades, instituições parceiras e mães lactantes, reforçando o compromisso coletivo com a promoção da saúde materno-infantil.
A campanha deste ano busca destacar não apenas os benefícios do leite materno para o bebê e para a mãe, mas também a necessidade de envolvimento da família, profissionais da saúde e da sociedade no suporte à amamentação. Estão previstas ao longo do mês diversas atividades em todas as regiões do Tocantins, incluindo palestras, oficinas, rodas de conversa e cursos.
Durante o evento, o secretário de Estado da Saúde, Carlos Felinto, destacou a excelência do trabalho desenvolvido pelo Banco de Leite do HMDR. “Minha esposa já foi acolhida aqui em uma situação de amamentação e foi muito bem atendida. É gratificante ver esse cuidado sendo multiplicado”, declarou.
A lactante Patrícia Vieira, que participou da solenidade amamentando o filho Samuel, de cinco meses, reforçou a importância da amamentação. “É um momento especial. Eu apoio o Agosto Dourado principalmente porque ele também ajuda outras mães que não podem amamentar”.
Segundo a coordenadora do Banco de Leite Humano do HMDR, Walkíria Pinheiro, a campanha completa 25 anos de atuação no Tocantins. “Amamentar não é responsabilidade só da mãe. Todos nós temos um papel nesse processo. É por isso que seguimos juntos, porque juntos somos mais fortes”, destacou.
O diretor do HMDR, Fernando Pinheiro de Melo, também reforçou o convite à mobilização: “Iniciamos o Agosto Dourado com essa corrente de cuidado com a vida. Amamentar é alimentar com amor e saúde”.
Dados e impacto
Desde 2006 até julho de 2025, os bancos de leite e postos de coleta do Tocantins realizaram mais de 209 mil atendimentos em grupo, 554 mil individuais e cerca de 66 mil visitas domiciliares. Mais de 40 mil mulheres já foram acolhidas como doadoras, beneficiando mais de 31 mil bebês com quase 28 mil litros de leite distribuídos nas unidades de saúde do estado.
Somente entre janeiro e junho de 2025, o Banco de Leite do Dona Regina atendeu 11.702 mães, 411 bebês foram beneficiados e 1.294 litros de leite foram doados.
Doações
Mulheres interessadas em doar leite humano podem entrar em contato com o Banco de Leite Humano do HMDR pelos números:
(63) 3027-5083 ou 3027-5120.
Sobre o Agosto Dourado
Instituído pela Lei Federal n° 13.345/2017, o Agosto Dourado simboliza o compromisso com a amamentação, sendo o dourado referência ao “alimento de ouro”, como classifica o leite materno a Organização Mundial da Saúde (OMS).
Tem algo para contar? Sua história pode virar notícia! Fale com a nossa redação pelo WhatsApp (63) 9 9274-5503 ou envie um e-mail para [email protected]