Com o tema “Priorize a Amamentação: Crie Sistemas de Apoio Sustentáveis”, a Secretaria de Estado da Saúde (SES-TO) iniciou a campanha Agosto Dourado 2025, destacando o papel da amamentação na saúde infantil, materna e ambiental. A ação visa conscientizar sobre a importância do apoio familiar e institucional para que mães possam amamentar com sucesso, por mais tempo e com segurança.
A campanha tem como destaque a atuação da Rede de Banco de Leite Humano do Tocantins, presente em hospitais de Palmas, Araguaína e Gurupi, além de postos de coleta em Paraíso do Tocantins e Porto Nacional. A abertura oficial acontece nesta terça-feira (5), às 9h, no Hospital e Maternidade Dona Regina Siqueira Campos (HMDR), em Palmas.
A dona de casa Andreia Sousa Dias, paciente do HMDR, compartilhou a experiência vivida após o nascimento da filha, que precisou ser internada na UTI neonatal. “Como ela não podia mamar no peito ainda, tive que vir tirar o leite aqui no Banco de Leite, onde fui bem recebida pela equipe. É muito bom doar leite, porque tem muita mãezinha que não tem, e as que têm e podem doar ajudam bastante”, relata.
Situação semelhante viveu Lusimaria Leite Soares, mãe de gêmeas. “Meu leite era pouco, precisei muito do Banco de Leite. As profissionais me ensinaram como ordenhar e hoje eu consigo manter a amamentação com apoio da equipe”, contou.
Segundo a coordenadora da Rede de Banco de Leite Humano do Tocantins, Walkíria Pinheiro, o suporte oferecido é essencial para manter a rotina de aleitamento, inclusive após a alta hospitalar. “Queremos que essas mães sigam amamentando seus filhos conforme o preconizado: de forma exclusiva até os seis meses e de maneira complementar até os dois anos.”
Walkíria também reforça que o Agosto Dourado busca envolver toda a sociedade na promoção do aleitamento materno. “Sabemos que os bebês que mamam no peito adoecem menos, desenvolvem melhor a face e são prevenidos de várias doenças.”
O secretário de Estado da Saúde, Carlos Felinto, também ressaltou o papel da campanha. “Temos equipes técnicas comprometidas e parcerias fundamentais com instituições e o Corpo de Bombeiros, que fortalecem as ações dos bancos de leite.”
Programação e ações
Durante o mês de agosto, a campanha será marcada por uma série de atividades em todo o Estado, incluindo palestras, oficinas, rodas de conversa e cursos. As ações têm como público-alvo pacientes, doadoras, profissionais de saúde e a sociedade em geral.
Doações e impacto
Quando a mãe não pode amamentar, o leite doado se torna vital. Interessadas em doar podem entrar em contato pelos telefones (63) 3027-5083 e 3027-5120.
De 2006 até julho de 2025, a Rede de Banco de Leite Humano do Tocantins realizou mais de 209 mil atendimentos em grupo e 554 mil individuais, além de 66 mil visitas domiciliares. No total, 40 mil mulheres doaram leite, beneficiando mais de 31 mil bebês com cerca de 27 mil litros distribuídos às unidades de saúde.
Tem algo para contar? 🚨 Sua história pode virar notícia! Fale com a nossa redação pelo WhatsApp (63) 9 9274-5503 ou envie um e-mail para [email protected]