Palmas é destaque na Região Norte como cidade inteligente pelo Ranking Connected Smart Cities e na noite desta segunda-feira (22), aconteceu o evento ‘Virada Tecnológica’, que é marco zero desse movimento e onde a Prefeitura da Capital.
- Publicidades -
O Jornal Sou de Palmas esteve no local acompanhando as novidades e a prefeita Cinthia Ribeiro contou algumas das mudanças que esse movimento vai trazer: ”Estamos hoje oficializando a virada tecnológica na Capital, ou seja, todos os serviços através do portal do cidadão estarão disponíveis 24h por dia de segunda a segunda. Reduzindo assim os gastos com papel, diminuindo a burocracia e otimizando os serviços da gestão municipal”, disse.
PALMAS SUMMIT
O evento ‘Palmas Summit’ também foi mais uma novidade anunciada pela gestora, que acontecerá no mês de setembro, ele foi pensado para gestores e agentes públicos interessados em transformação digital, empreendedores e investidores atentos ao surgimento e desenvolvimento de startups, professores, incubadoras e aceleradoras de empresas, investidores, startups, empresas juniores, govtechs, negócios de base tecnológica, instituições de classe e servidores técnicos do Município e Estado.
Além disso, reunirá o público jovem que gravita na órbita das novas tecnologias, games, metaverso e cosplay. O ‘Palmas Summit’ tem a pretensão de ser um grande evento regional, captando participantes de toda a Região do MATOPIBA e Estados do Pará, Mato Grosso e Goiás.
Mais informações sobre o evento aqui.
Detetive virtual
”Além disso, tem mais coisa, nós estamos lançando o hoje o nosso novo detetive virtual na cidade, ele participará no resgate de imagens em tempo real, georreferenciadas, ajudando principalmente os serviços de fiscalização, não só na parte de zeladoria, mas também na parte de fiscalização do código de posturas. Será com certeza um avanço para nós, principalmente nas áreas irregulares, será mais um serviço que nós teremos para poder garantir associado aquilo que a Guarda Metropolitana já faz ao associado também aos serviços digitais de monitoramento em tempo real nas nossas escolas”, completou Cinthia.
Cidade Inteligente
A certificação de Cidade Inteligente ou Smart Cities depende da Prefeitura de Palmas alcançar padrões internacionais. Os ISO 37120 e ISO 37122 estabelecem definições e metodologias cidades e comunidades sustentáveis, para um conjunto de indicadores referentes ao desenvolvimento sustentável, tendo como objetivo orientar e medir o desempenho de serviços urbanos e qualidade de vida. Já o ISO 37123 trata de um conjunto de indicadores de resiliência em cidades.
Palmas ao tornar-se uma Smart Citie significa um grande avanço no uso de tecnologias e implantação de ações que beneficiam o cidadão, alinhado com progresso social e ambiental, melhorando a qualidade de vida.
Envie sugestões de pauta ou denúncias para o WhatsApp do Jornal Sou de Palmas: (63) 9 9274-5503