A educação financeira é uma ferramenta importante para garantir a segurança e liberdade financeira para qualquer pessoa, mas principalmente para os idosos. Neste sentido, o Procon Tocantins por meio da gerência de Atendimento e Educação para o Consumidor, realizará nesta terça-feira, 23, às 15h, um encontro online onde será abordado o tema “Desafio de lidar com o dinheiro na idade prateada”. A programação é direcionada aos idosos que são inscritos nas atividades do parque dos Idosos da Prefeitura de Palmas.
A atividade visa orientar as pessoas idosas sobre a necessidade do planejamento financeiro como prevenção ao endividamento e também alertar sobre os riscos de fraude e abuso econômico na contratação de serviços financeiros, além da orientação sobre direitos básicos do consumidor. A oficina será ministrada pela especialista em direito do Consumidor, Liliane Borges, técnica da gerência de Atendimento e Educação para o consumidor do Procon Tocantins. A transmissão será feita por meio da plataforma online Google Meet.
Para o superintendente do Procon Tocantins, Walter Viana, a educação financeira voltada para a pessoa idosa é mais um desafio que tem sido trabalhado pelo Procon Tocantins junto ao consumidor, considerando que lidar com o dinheiro ao envelhecer pode não ser uma tarefa tão simples. “estamos certos de que essas orientações irão contribuir para que os nossos idosos possam vencer as limitações e possam ter uma maior habilidade para com suas finanças”.
A gerente de Atendimento e Educação para o Consumidor, Delícia Feitosa, explica que atividades como esta, voltada para pessoas idosas têm também a finalidade de contribuir na redução do elevado endividamento, principalmente, por conta dos empréstimos. “Porém, nossa preocupação em especial, com este público é fazer com que ele mantenha suas finanças equilibradas e com isso ter uma melhor qualidade de vida”, concluiu.