O presidente da Fundação Municipal da Juventude de Palmas, Nélio Nogueira Lopes, estará representando a capital nesta segunda-feira (21), no Rio de Janeiro, durante a primeira Semana da Juventude da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP) a ser sediada no Brasil.
- Publicidades -
Nélio foi convidado para participar da cerimônia de abertura do evento e do Seminário “Juventude da CPLP: Desafios e Potencialidades para o Fortalecimento da Agenda de Desenvolvimento Sustentável”.
Sobre a Semana da Juventude da CPLP
A Semana da Juventude da CPLP é uma iniciativa inédita no país, realizada pelo Fórum da Juventude da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (FJCPLP) e Conselho Nacional de Juventude do Brasil (Conjuve), em parceria com a Agência Brasileira de Cooperação.
Essa articulação inédita se soma a um período de intensas transformações no contexto social e político do país a fim de potencializar o acúmulo do debate e proposição em torno dos elementos históricos que interligam a comunidade lusófona e da construção de perspectivas de presente e futuro para a população jovem.
O evento internacional contará com a presença dos presidentes e representantes de nove Conselhos Nacionais de Juventude dos estados-membros da CPLP: Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Guiné Equatorial, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe e Timor Leste, que também estarão na cidade para participar de uma intensa agenda de debates e cooperação intercontinental.
A Semana da Juventude da CPLP tem como objetivo fortalecer a participação social e o protagonismo juvenil. Ao longo de cinco dias, serão debatidas formas de cooperação no âmbito das políticas públicas direcionadas aos jovens.
A realização do evento também é um marco de grande relevância para as interlocuções nacionais e internacionais no âmbito da diversidade e das relações étnico-raciais.
Nélio Lopes
Militante do Movimento Negro, Nélio Lopes já presidiu a ONG Central Única das Favelas e é o atual presidente do Tucanafro – PSDB (TO), que objetiva a inclusão de questões raciais no programa partidário da sigla que é presidida no Tocantins pela prefeita de Palmas.
Graduado em Contabilidade, o presidente da FJP é especialista em Gestão e Sociedade e mestrando em Gestão e Políticas públicas.
Envie sugestões de pauta ou denúncia para o WhatsApp do Jornal Sou de Palmas: (63) 9 9223-7820