14 de junho de 2024 12:32

Tecnologia

Novidade: Instituto de Identificação de Palmas agora atende por agendamento; saiba como

Publicados

sobre

Novidade: Instituto de Identificação de Palmas agora atende por agendamento; saiba como

Quem deseja realizar a emissão da nova Carteira de Identidade Nacional (CIN), na sede do Instituto de Identificação de Palmas poderá, a partir de 13 de novembro, fazer o seu agendamento pelo site da Secretaria da Segurança Pública do Tocantins.

“Antes, o interessado podia se dirigir diretamente ao Instituto, mas com essa adequação conseguiremos atender a população com mais agilidade, evitando filas. A pessoa poderá escolher o melhor horário e será atendida exclusivamente naquele período. Isso será de extrema importância, tendo em vista a previsão do aumento do fluxo diante da emissão da nova carteira nacional”, destacou a diretora do Instituto de Identificação Elaine Monteiro Tonon.

Nova carteira

O Governo Federal decidiu prorrogar para o dia 6 de dezembro, o prazo para que os estados e o Distrito Federal comecem a emitir a nova Carteira Nacional de Identidade. A emissão do novo documento terá padrão nacional e número único para todas as unidades da federação.

A Carteira de Identidade Nacional segue o disposto na Lei nº 14.534/2023 que determina o CPF como número único e suficiente para identificação do cidadão nos bancos de dados de serviços públicos.

“Com a nova identidade, o  cidadão passa a ter um número de identificação apenas e isso diminui a probabilidade de fraudes. Antes era possível uma pessoa ter um número de RG por estado”, reforça  Elaine Monteiro Tonon.

A nova carteira apresenta um QR Code, que permite verificar sua autenticidade do documento, bem como saber se foi furtado ou extraviado, por meio de qualquer smartphone.

Anúncio
Clique para comentar

Você precisa estar logado para postar um comentário Conecte-se

Deixe uma resposta

Mais Vistos da Semana