18 de maio de 2024 17:29

Tecnologia

Lula venceria em todos os cenários de 2º turno se eleição fosse hoje, diz Ipespe

Publicado em

Lula venceria em todos os cenários de 2º turno se eleição fosse hoje, diz Ipespe


source
Ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva
Ricardo Stuckert

Ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva


A nova  pesquisa Ipespe  repetiu o cenário já apontado por outros levantamentos: se a eleição fosse hoje, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) seria eleito . Ele foi testado contra quatro políticos, entre eles o presidente Jair Bolsonaro (sem partido).

O resultado do levantamento encomendado pela XP Investimentos mostrou que Lula venceria Bolsonaro por 50% dos votos contra 32%, diferença igual à apontada se o oponente do petista fosse o ex-juiz e ex-ministro Sergio Moro, que vai se filiar ao Podemos. De acordo com o Ipespe, Lula venceria Moro por 52% dos votos contra 34%.

Os números também não mudaram muito quando o ex-governador do Ceará, Ciro Gomes (PDT), foi testado no segundo turno contra o petista. Nesse cenário, a diferença seria de 49% para 29%, com o petista como vencedor.

Leia Também

A vantagem de Lula cresceu nos cenários em que ele foi testado com os tucanos – o governador de São Paulo, João Doria, e o governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite, disputam as prévias do PSDB para representar o partido na eleição presidencial. Como terceira via, os dois ainda não chegam nem à metade das intenções de Lula, que venceria Doria por 51% a 23% e Leite por 50% a 22%.

Por outro lado, a posição dos demais possíveis candidatos melhora quando eles são confrontados com o presidente Jair Bolsonaro. Além de Lula, Ciro Gomes venceria o atual chefe do Executivo com 44% dos votos contra 34%. Já Doria e Leite, que apoiaram o capitão em 2018, empatariam tecnicamente com ele, o primeiro com 40% contra 35% e o segundo com 37% contra 34% dos votos. 


Os números da pesquisa Ipespe foram obtidos a partir de mil entrevistas realizadas por telefone entre os dias 25 e 28 de outubro. A margem de erro é de 3,2 pontos percentuais e o intervalo de confiança é de 95,5%.

Deixe o seu Comentário

Anúncio
Clique para comentar

Você precisa estar logado para postar um comentário Conecte-se

Deixe uma resposta

Mais Vistos da Semana