Atendendo sempre as demandas do público, o Jornal Sou de Palmas (JSP), criou nesta segunda-feira (17), um grupo de divulgação de matérias na ferramenta WhatsApp, apenas para pessoas do sexo feminino. O intuito é trazer mais segurança e conforto para as participantes que uma hora ou outra são vítimas de assédios por parte de outros integrantes. Link do grupo ao final da matéria
- Publicidades -
Diversos casos de assédio ou importunação em grupos de WhatsApp de diversos segmentos têm sido reportados ao JSP, o que motivou a criação deste espaço seguro para as mulheres. Por meio do grupo exclusivo, as leitoras poderão receber as matérias e sugerir suas pautas tendo acesso ao número da nossa produção, sem preocupações em relação a esse tipo de prática.
O grupo conta com a participação de mulheres de todas as idades, que são leitoras do jornal e que desejam contribuir com conteúdos para a plataforma ou apenas receber em primeira mão os materiais produzidos. As participantes do grupo já manifestaram satisfação com a iniciativa e afirmam se sentir mais seguras e protegidas.
Segundo a equipe do jornal, a criação do grupo exclusivo para mulheres é uma forma de valorizar e respeitar a presença feminina no jornalismo. A iniciativa também reforça o compromisso do veículo em colaborar com o combate ao assédio sexual contra a mulher.
Como evitar casos de assédio na plataforma
- Controle de informações e escolha de contatos
As configurações de privacidade permitem que as usuárias controlem quem pode ver suas informações de perfil, status e presença online, além de restringir a marcação de mensagens lidas. Essas medidas ajudam a proteger contra golpes que envolvem o furto de informações pessoais.
As configurações de grupos também permitem que as usuárias controlem quem pode adicioná-las a esses espaços e sair silenciosamente de uma conversa sem notificar todos os membros.
- Conversas e app mais seguros
O app também oferece chats em grupo ou individuais com mensagens temporárias, que podem ser apagadas automaticamente em um período determinado, e mídias que só podem ser vistas uma vez, com a opção de impedir a captura de tela. Para proteger a conta, recomenda-se a configuração de autenticação em duas etapas, que exige uma senha adicional sempre que o app é ativado em um novo dispositivo.
- Compartilhe sua localização
Há a possibilidade de compartilhar a posição no mapa em tempo real com um contato de confiança pelo WhatsApp. Esse recurso pode ser útil em situações de segurança, como quando uma mulher está sozinha em um carro de aplicativo ou visitando locais desconhecidos.
É possível enviar apenas a localização atual ou compartilhar toda a movimentação, e um timer pode ser adicionado para que a informação seja exibida apenas por um período de tempo ou ao toque de um comando pela própria usuária.
E quando o assédio já aconteceu?
O site oficial da plataforma explica que para deixar de receber mensagens, chamadas e atualizações de status de determinados contatos, você pode bloqueá-los e também denunciá-los se achar que esses contatos estão enviando conteúdo problemático ou indesejado (spam).
Se você acredita que você ou qualquer outra pessoa está em perigo iminente, entre em contato com as autoridades locais. Para saber de forma detalhada como efetuar o bloqueio e/ou denúncia, clique neste link
Grupos de Divulgação
O jornal Sou de Palmas é um veículo de comunicação digital independente que atua na cobertura de notícias no Estado do Tocantins. Os grupos de WhatsApp criados pelo JSP para divulgação de matérias jornalísticas são uma maneira de aproximar a audiência do conteúdo produzido pelos veículos de comunicação. Geralmente, esses grupos são abertos para que qualquer pessoa interessada possa participar.
Os grupos de WhatsApp têm se mostrado uma ferramenta importante para a distribuição de notícias em tempo real, já que é possível enviar mensagens instantâneas e atualizações para os membros do grupo em questão de segundos. Isso torna a divulgação de notícias mais ágil e eficiente.
Além da divulgação de notícias, os grupos de WhatsApp criados por jornais também podem ser usados para a troca de informações entre os membros, permitindo que os leitores e jornalistas possam interagir de forma mais direta. Isso pode ser útil para o jornal na obtenção de informações e sugestões de pauta, além de criar um relacionamento mais próximo com a audiência.
Link do grupo especial para mulheres