Os homens de Palmas, capital do Tocantins, figuram em 1º lugar no ranking dos que mais bebem no Brasil. Os dados foram divulgados na Pesquisa de Vigilância de Fatores de Risco e Proteção para Doenças crônicas por Inquérito Telefônico (Vigitel), na última quinta-feira (25), feita em todas as capitais brasileiras.
- Publicidades -
A pesquisa levou em consideração ‘a frequência de consumo de bebida alcoólica’ de cinco ou mais doses ‘de uma vez’ nos últimos 30 dias anteriores à data da pesquisa.
Entre as mulheres, Palmas ficou como a sexta capital do país no consumo de bebidas alcoólicas. A campeã foi a capital Baiana onde 17% das mulheres beberam cinco ou mais doses nos últimos trinta dias.
A Vitigel também questionou os entrevistados sobre dirigirem após a ingestão de álcool. Dos entrevistados, 22% dos homens admitiram que bebem e depois dirigem, deixando novamente Palmas em primeiro lugar no ranking entre as capitais do Brasil. Entre as mulheres, 7% também afirmaram pegar no volante, deixando a capital tocantinense em 2º lugar após a pesquisa, perdendo apenas para Florianópolis.
O Vigitel é uma pesquisa telefônica realizada com maiores de 18 anos, nas 26 capitais e no Distrito Federal, sobre diversos assuntos relacionados à saúde. Assim, entre fevereiro e dezembro de 2018, foram entrevistados por telefone 52.395 pessoas.
Quer fazer parte do grupo do portal Sou de Palmas no WhatsApp? Chame no Zap (63) 9 9223-7820