Com o intuito de compreender quais são os maiores problemas de mobilidade urbana e como resolvê-los, foi realizada na tarde desta sexta-feira (5) a 2° Audiência Pública do Plano Municipal de Mobilidade Urbana de Palmas (PlanMob), que discutiu a situação na região norte da Capital aconteceu na Escola de Tempo Integral (ETI) Padre Josimo Tavares.
- Publicidades -
Neste sábado (6) a partir das 14h, será a vez da região sul, a Audiência Pública será realizada na Escola de Tempo Integral Eurídice Ferreira de Melo, localizada no setor Jardim Aureny III.
Diagnóstico
Nesta segunda etapa do plano está sendo feita a apresentação do Diagnóstico, que é uma ferramenta de planejamento, utilizada para analisar, investigar e reconhecer os problemas de mobilidade urbana na Capital
É nesta fase que são levantados e sistematizados os dados e informações a respeito de quais são as reais condições de deslocamento, permitindo que seja planejado quais serão as melhores alternativas para efetivar soluções.
Quase 10 anos de espera
Ao Jornal Sou de Palmas, que acompanhou o evento, a promotora de Justiça e Urbanismo, Kátia Chaves Gallieta, falou sobre a importância da participação popular na construção deste planejamento e que há quase 10 anos, o Ministério Público cobra da Prefeitura o Plano de Mobilidade de Palmas.
“O Ministério Público cobra há aproximadamente oito anos a elaboração do plano de mobilidade urbana pelo município. Após o planejamento, é feita uma minuta de lei que vai para aprovação na Câmara Municipal. E é por isso que a participação popular é tão importante, porque depois que o plano estiver pronto e a lei em vigor fica mais difícil haver mudanças,” destacou a promotora.
”Esse momento de ouvir a população é de suma importância para que as pessoas opinem, tragam sugestões, reclamações, ideias e dessa forma construir junto ao Ministério Público e a Prefeitura um plano de mobilidade que atenda os anseios e as necessidades da população”, finalizou ela.
Assista a reportagem completa:
Envie sugestões de pauta ou denúncias para o WhatsApp do Jornal Sou de Palmas: (63) 9 9274-5503