Casinhas com materiais recicláveis foram construídas para osgatinhos que habitam o campus da Universidade Federal do Tocantins (UFT). Eles podem desfrutar agora de um local aconchegante para brincarem ou dormirem. A moradia é simples mas foi feita com carinho por estudantes do curso de engenharia ambiental
- Publicidades -
Quem estuda ou já foi ao campus sabe que é comum ver gatos dentro dos blocos, perto das lanchonetes, na prainha e nos mais diversos lugares da universidade. O objetivo das casinhas é fazer com que os felinos se acostumem a ficar e a se alimentar na área externa da instituição.
“Tanto com relação à higiene pessoal dos estudantes, quanto dos animais. E para o bem-estar dos animais porque aqui é um ambiente mais ao ar livre, onde eles podem se sentir mais à vontade. E quando eles estão lá dentro temos que colocar comida dentro dos blocos, eles acabam fazendo a necessidade dentro dos blocos”, explicou o o estudante Luis Carlos Eduardo Feitosa.
Elas são coloridas, espaçosas e aparentemente confortáveis. Seis casinhas foram espalhadas pelos campus e cada uma consegue abrigar três felinos.
“A princípio nos queríamos fazer tudo de material reciclado, mas por conta da durabilidade e por eles estarem em um ambiente exposto, a gente decidiu substituir alguns materiais usando lâmina marítima, reciclando galão de água e tablado de plástico”, contou a estudante Thaynara Coutinho Menezes.
O projeto se chama PET ajuda pets e já existe há dois anos. “PET significa Programa de Educação Tutorial, que é um programa que vincula três eixos, ensino, pesquisa e extensão. Ele é um programa que está na UFT, porém é vinculado ao Ministério da Educação”, disse o estudante Luis Carlos.
Uma Comissão de Bem-estar Animal foi criada para cuidar da alimentação e saúde dos animais no campus. “Comida, medicamento, vermífugo, vacinas que são necessárias. Tudo isso eles ajudam para cuidar dos animais”, explicou Thaynara.