Um áudio muito compartilhado em grupos do WhatsApp neste sábado, 18, expõe um possível esquema fraudulento envolvendo o Governo do Tocantins, empresários e até um parente do governador do Estado, Mauro Carlesse (DEM). (ouça o áudio completo no final da matéria)
- Publicidades -
O áudio, segundo apurado até agora, trata-se de uma gravação telefônica vazada entre o médico e coordenador do Pronto Atendimento do Hospital Oswaldo Cruz de Palmas, Luciano de Castro Teixeira, e um dono de site de notícias da Capital, conhecido como Guimarães. Na mídia, o médico denuncia o repasse de 23% dos valores pagos pelo Governo do Estado, segundo ele, em forma de propina, para que os hospitais continuassem atendendo os beneficiários do Plansaúde. A denúncia veio à tona um dia após o Hospital Oswaldo Cruz informar que irá encerrar na próxima segunda-feira, 19, o atendimento aos usuários do Plano de Assistência à Saúde dos Servidores Públicos do Estado do Tocantins,
Em um trecho do diálogo, o médico Luciano de Castro cita os nomes de Claudinei Aparecido Quaresemin, que seria sobrinho do governador Mauro Carlesse, Franklin Douglas e o diretor do Plansaúde, Inejaim José Brito, como os responsáveis pela operacionalização do possível esquema fraudulento.
Ainda segundo o médico, existe uma denúncia formal sobre a fraude dentro sistema de saúde do Tocantins. No diálogo, Luciano de Castro diz que um novo edital, lançado pelo Governo do Estado, ”vai privilegiar hospitais construídos recentemente” e que isso é uma ”manobra para direcionar e beneficiar as empresas que fazem parte do esquema de propina.”
MÉDICO DENUNCIANTE JÁ FOI CANDIDATO A PREFEITO DE PALMAS E A DEPUTADO FEDERAL
A redação do Sou de Palmas apurou que o médico que faz as denúncias é conhecido como Dr. Luciano de Castro, e já foi candidato a prefeito da Capital (1.341 votos) em 2012 e a Deputado Federal (2.316 votos) em 2018, não logrando êxito em nenhum dos pleitos.
Em maio do ano passado, Dr. Luciano publicou um vídeo em seu perfil do Facebook denunciando um médico do Hospital Geral de Palmas por omissão de socorro. A denúncia teve grande repercussão na época
O Sou de Palmas tenta contato com o médico, Luciano de Castro, e com os citados por ele no áudio. Abaixo, ouça na íntegra todo conteúdo clicando em ‘OUVIR NO NAVEGADOR’.