O Tocantins perdeu 88 leitos infantis nos últimos nove anos. É o que aponta um levantamento da Sociedade Brasileira de Pediatria. Em 2010, eram 433 e este ano, a quantidade reduziu para 345.
- Publicidades -
A Secretaria Estadual da Saúde admite que houve uma redução, mas contesta os dados. Para a pasta, atualmente são 365 leitos pediátricos no Sistema Único de Saúde. A gerente de média e alta complexidade da secretaria Raquel Marques disse que a quantidade está acima do recomendado.
“Houve a diminuição, mas a necessidade do estado do Tocantins seria de 279 leitos pediátricos e nós hoje temos 375 leitos”, disse ela.
Na visão da Defensoria Pública do Tocantins é necessário ter uma melhor divisão dos leitos. “Nós temos na capital e Hospital Infantil onde se deveria ofertar mais e o número de leitos é bem aquém do ideal. Então, Palmas que é referência para outros municípios, muitas vezes não consegue receber ou as crianças ficam naquela situação que a gente vê, nos corredores, em macas e sem a devida assistência. Por outro, lado em cidades do interior existem leitos de pediatria que estão sucateados e não têm utilização”, argumentou o defensor público Arthur Páduas.
Outro problema é a disponibilidade de UTIs pediátricas. São necessários pelo menos cinco leitos a mais para o estado atender ao que é recomendado pelo Ministério da Saúde. A secretaria informou que está credenciando novas unidades privadas para resolver essa demanda.
“O credenciamento encontra-se aberto e a qualquer momento, pode algum prestador se credenciar e a gente cumprir esse déficit de cinco leitos”, disse Raquel.
Sobre o atendimento nos corredores do Hospital Infantil, a Secretaria da Saúde informou que foi um problema pontual e já foi resolvido. Já sobre a distribuição dos leitos, a secretaria reforçou que está de acordo com o Ministério da Saúde.
Com informações do G1 TO
Quer fazer parte do grupo do portal Sou de Palmas no WhatsApp? Chame no Zap (63) 9 9223-7820
Facebook: https://m.facebook.com/SouDePalmasNoticias/?locale2=pt_BR
Twitter: @SouDePMW
Email: [email protected]