18 de maio de 2024 07:35

Saúde

Saúde do Tocantins: faltam médicos nos hospitais de Palmas

Publicado em

Saúde do Tocantins: faltam médicos nos hospitais de Palmas

Os moradores de Palmas continuam reclamando da falta de médicos nos hospitais públicos da cidade. Mesmo com a convocação de 386 dos 629 médicos dispensados no dia 1º de janeiro, os pacientes contam que o número de profissionais não atende a demanda. O Hospital Geral de Palmas (HGP) e o Hospital e Maternidade Dona Regina continuam com o atendimento prejudicado.

Nessa segunda-feira (7) pacientes formaram filas para tentar ser consultados no HGP. Por causa do baixo efetivo, muitos temiam voltar para casa sem atendimento. “Está todo mundo desesperado”, disse a paciente Wérika Pinto.

A professora Iolanda Souza viajou mais de 100 quilômetros para se consultar. “Foi agendado e a gente chega aqui hoje e simplesmente falam para você que o médico foi exonerado. Eu quero que passe para outro ortopedista, porque a gente gasta e fica como? Volta?”, reclama.

O confeiteiro Alcides Brito aguardava sem saber se conseguiria fazer a consulta de retorno da cirurgia que fez na perna. “Tem muita gente nessa situação de médico que não veio. Estão vendo se encaixam a gente para outro [médico] atender”, disse.

No Hospital e Maternidade Dona Regina faltam pediatras e enfermeiros. Caroline Pereira dos Santos tem um filho de um mês internado na unidade. Ela está preocupada com o que pode acontecer. “A médica que está ai disse que hoje é o último dia dela. A preocupação está grande. Não tem médico e como vão ficar essas crianças?”.

Já no Hospital Infantil de Palmas, os pacientes disseram que o atendimento foi regularizado. A dona de casa Jaqueline Rodrigues está com o filho internado há 10 dias e acompanhou a crise na unidade. “Na semana passada não tinha, né? Uns três dias ficou sem médico aqui”, conta.

A Secretaria de Saúde informou que está reorganizando as escalas dos funcionários das unidades do Tocantins. (Colaboração: G1.)

Deixe o seu Comentário

Anúncio
Clique para comentar

Você precisa estar logado para postar um comentário Conecte-se

Deixe uma resposta

Mais Vistos da Semana