- Publicidades -
Com o objetivo de chamar a atenção da sociedade e das autoridades de saúde sobre a importância da prevenção de incapacidades físicas causadas pela hanseníase, a Secretaria de Estado da Saúde (SES/TO) incentiva ações alusivas ao Dia Estadual de Luta Contra a Hanseníase, celebrado anualmente na última sexta-feira de outubro.
A data alerta a sociedade sobre os sinais e sintomas da doença e a promoção do incentivo aos profissionais de saúde para realizarem a busca ativa de casos novos, com exame dos contatos entre os registrados, ações que devem ser realizadas nos 139 municípios.
A SES também intensificará a divulgação da oferta de tratamento completo no Sistema Único de Saúde (SUS) e promoverá atividades de educação em saúde que favoreçam a redução do estigma e do preconceito que permeiam a doença.
Segundo a coordenadora estadual da Hanseníase/TO, Regina Figueiredo Teixeira, “o Ministério da Saúde reforça a importância do diagnóstico na fase inicial da doença, do tratamento oportuno e cura, visando eliminar fontes de infecção, reduzir e/ou minimizar os sofrimentos causados pelas incapacidades físicas resultantes do diagnóstico tardio”.
Dados epidemiológicos
Dados da Gerência de Doenças Transmissíveis (GDTO), baseados no Sistema de Informação de Agravos de Notificação (Sinan), apontam que o Brasil, a Região Norte e o Tocantins, respectivamente, registraram taxa de detecção geral de 8,49; 17,56 e 53,95/100.000 habitantes em 2020.
Conforme os parâmetros de endemicidade para população geral do Ministério da Saúde (MS), o Brasil é classificado como Médio, a Região Norte como Alto, enquanto que o estado do Tocantins é classificado como Muito Alto.