Reeducandas da Unidade Prisional Feminina de Palmas (UPF Palmas) e da Unidade de Regime Semiaberto (Ursa) Feminina de Palmas participaram, nesta segunda-feira, 17, de atividades sobre conscientização e combate ao HIV/AIDS e outras ISTs (Infecções Sexualmente Transmissíveis). A ação faz parte da mobilização nacional denominada Dezembro Vermelho.
- Publicidades -
“As reeducandas das duas unidades participaram de roda de conversa com a finalidade de levar orientações e esclarecimento de dúvidas sobre HIV/AIDS e ISTs, e também fizeram testagem rápida com o objetivo de obter diagnóstico prévio para, em seguida, serem encaminhadas para tratamento”, explicou a psicóloga do Sistema Prisional e especialista em Saúde Coletiva, Dórkas Pereira Borges.
As atividades do Dezembro Vermelho dentro das unidades prisionais femininas estão sendo realizadas pela Secretaria de Estado da Cidadania e Justiça (Seciju), por meio da Diretoria de Políticas e Projetos de Educação do Sistema Prisional. “Essas são ações articuladas entre a Política de Mulheres e Diversidade e da Política de Saúde do Sistema Prisional”, frisou Dórkas.
As atividades do Dezembro Vermelho continuam nesta terça-feira, 18, na Unidade Prisional Feminina de Lajeado, e na quarta-feira, 19, na Unidade Prisional Feminina de Pedro Afonso. A ações estão sendo efetivadas pela equipe multidisciplinar da Seciju composta pela analista em Defesa Social, a pedagoga Luciene Reis Silva; pelo analista socioeducador, médico Osvaldo Neto; pela enfermeira Daiane Valverde; e pela interna de medicina da Universidade Federal do Tocantins, Maria Luísa Silva Brito.
Dezembro Vermelho
O Dezembro Vermelho nasceu a partir da Lei n° 13.504 de 2017 que institui a campanha nacional de prevenção ao HIV/Aids e outras infecções sexualmente transmissíveis. A campanha é constituída de um conjunto de atividades e tem foco na prevenção, na assistência, na proteção e na promoção dos direitos humanos das pessoas que vivem com HIV/AIDS.