28 de maio de 2024 22:26

Editorial

Vírus letal chamado de ‘comedor de ânus’ preocupa cientistas no Japão; entenda mais sobre a doença

Publicado em

Vírus letal chamado de 'comedor de ânus' preocupa cientistas no Japão; entenda mais sobre a doença
Nos primeiros dois meses de 2024, foram detectados no país cerca de 378 casos de síndrome do choque tóxico estreptocócico (STSS) – Foto: Reprodução

Japão – Autoridades no Japão estão em alerta devido à rápida propagação de uma doença preocupante, conhecida informalmente como “vírus comedor de ânus”.

A doença, tecnicamente chamada de síndrome do choque tóxico estreptocócico (STSS), apresenta uma taxa de mortalidade de 30% entre os infectados, o que tem despertado grande preocupação entre cientistas, médicos e autoridades de saúde no país.

Os dados mais recentes, referentes aos dois primeiros meses de 2024, indicam um registro de 941 casos, um número que tende a superar os índices dos anos anteriores.

O vírus é conhecido por afetar principalmente idosos acima de 65 anos, mas a emergência de casos em indivíduos com menos de 50 anos tem aumentado o nível de alarme. Em um caso extremo, um adolescente de 14 anos necessitou amputar mãos e pés devido ao choque tóxico provocado pela infecção.

Os sintomas da STSS incluem febre, dificuldade respiratória, disfunção renal e hepática, confusão mental, baixa pressão arterial, dores musculares e vômitos.

O Instituto Nacional de Doenças Infecciosas (NIID) do Japão expressou preocupação, declarando que ainda há muitas incógnitas sobre o comportamento do vírus e sua forma de ataque, especialmente a rapidez e gravidade com que pode afetar os pacientes.

Deixe o seu Comentário

Anúncio

Mais Vistos da Semana