28 de abril de 2024 12:22

Em Destaque

Palmas em estado de alerta! Índice de infestação predial do Aedes aegypti está acima do ideal

Publicado em

Palmas em estado de alerta! Índice de infestação predial do Aedes aegypti está acima do ideal

Segundo a Unidade de Controle de Vigilância de Zoonoses (UVCZ) da Secretaria Municipal da Saúde (Semus), o índice de infestação predial do Aedes aegypti está em 2,4% em Palmas.

De acordo com a pesquisa, o percentual está alto e coloca a capital em estado de alerta, considerando que o baixo risco para a transmissão de doenças como dengue, zika e chikungunya fica abaixo de 1,0%.

Os dados do quarto e último LIRAa de 2022 foram levantados no mês de novembro. A pesquisa aponta que a maior parte dos criadouros (80%) está concentrada nos imóveis, em itens como lixo, vasilhames com água, pratos, pingadeiras, recipientes de degelo em geladeiras, pneus, dentre outros.

Leia Também:   Cinthia Ribeiro anuncia antecipação do pagamento dos servidores municipais para esta sexta-feira (26)

A Semus orienta aos moradores que vistoriem suas casas e quintais, lavando locais que circulam água com frequência. Além disso, é necessário que cubram os recipientes com terra ou os virem com a tampa para baixo para evitar acúmulo de água e, por consequência, a proliferação dos criadouros do mosquito. Objetos como pneus e entulho de construção devem ser encaminhados para descarte adequado.

A diretoria de Vigilância em Saúde da Semus e suas unidades, a exemplo da UVCZ, realiza ações educativas e de combate ao Aedes aegypti durante todo o ano. Para 2023, o setor finaliza um novo plano de contingência com órgãos parceiros.

Em conjunto com as ações realizadas pela Semus, a Secretaria de Comunicação da Prefeitura de Palmas lançou uma nova campanha educativa para chamar a atenção da população quanto ao combate do mosquito. Este trabalho conjunto tem sido veiculado nas TVs, rádios, carros de som e redes sociais.

Leia Também:   Região norte de Palmas é alvo de requerimento da vereadora Laudecy Coimbra

Envie sugestões de pauta ou denúncia para o WhatsApp do Jornal Sou de Palmas: (63) 9 9223-7820

Deixe o seu Comentário

Anúncio


Mais Vistos da Semana