Pelo menos dois pombos foram vistos dentro do Hospital Geral de Palmas (HGP), a maior unidade de saúde pública do Tocantins. Um profissional explica que o convívio com o animal pode causar novas doenças nos pacientes.
- Publicidades -
O flagrante foi feito por um homem que preferiu não se identificar. Ele, que estava acompanhando uma mulher, ficou preocupado e com medo de contaminações. Segundo ele, é comum ver os bombos voando dentro da unidade.
O biólogo Anderson Brito informou que a proximidade com as aves é perigosa e que elas podem transmitir doenças através de bactérias e fungos. “Essas doenças vêm das fezes. A inalação dessas fezes pode transmitir essas doenças, que são muito perigosas e podem causar óbito”, disse.
O profissional explica que a exposição dentro de uma unidade de saúde é ainda pior, já que as pessoas são mais vulneráveis “A quantidade de pessoas que estão ali e já estão debilitadas, se eles chegarem a inalar essas fezes, que podem estar contaminadas com fungos e bactérias, a pessoa pode vir a óbito”, informou ele.
Segundo o biólogo, é importante evitar o contato com as aves também dentro de casa”A gente aconselha fazer a retirada desses ninhos, isolar esses locais onde eles estão usando como abrigo e evitar de alimentar esses pombos, deixar o lixo sempre bem fechado”.
O outro lado
A Secretaria de Saúde do Tocantins informou que já tem data para que seja feita uma dedetização no local e que não há casos de pacientes com doenças contraídas por esses animais.
Com informações do G1 TO