Nos últimos anos, tem se discutido muito sobre a relação entre fertilidade e alimentação. Afinal, a dieta pode ter um grande impacto na capacidade reprodutiva tanto de mulheres quanto de homens. Se você e seu par perfeito estão tentando engravidar ou planejando ter filhos no futuro, a alimentação pode ser um fator determinante para a realização desse sonho.
- Publicidades -
Como é para as mulheres?
De acordo com a Dra. Priscila Mangueira, médica ginecologista e especialista em reposição hormonal, uma dieta saudável e balanceada pode melhorar a fertilidade feminina. Alimentos ricos em vitaminas e minerais, como frutas, verduras e legumes, podem ajudar a regular o ciclo menstrual e aumentar as chances de ovulação.
Além disso, é importante consumir proteínas magras, como peixes e frango, além de limitar o consumo de carne vermelha e alimentos processados.
Uma alimentação desbalanceada pode influenciar negativamente nas chances de fertilização, aconteça ela de forma natural ou por meio da reprodução humana assistida.
“Dietas com excesso de açúcar, gordura e carboidratos refinados podem prejudicar a fertilidade feminina. Estes alimentos podem causar inflamação no corpo, afetar a produção hormonal e até mesmo levar à resistência à insulina, o que pode dificultar a ovulação”,
conta a especialista.
Nos homens
No caso dos homens, alimentos ricos em zinco, como ostras e carne vermelha, por exemplo, podem melhorar a qualidade do material de fecundação. Já os com alto teor de antioxidantes, como frutas vermelhas e vegetais verde-escuros, podem ajudar a proteger os espermatozoides dos danos causados pelos radicais livres.
Além da dieta, outros fatores também podem afetar a fertilidade, como o tabagismo, o consumo excessivo de álcool e o estresse. Por isso, é importante adotar um estilo de vida saudável e buscar ajuda médica caso tenha dificuldades para engravidar.
“Consumir alimentos saudáveis é importante para preservar e melhorar a fertilidade de mulheres e homens, além de aumentar as chances de uma gestação saudável. Uma alimentação equilibrada também traz benefícios para a saúde como um todo”, pontua a Dra. Priscila.
Se você está tentando engravidar ou planejando ter filhos no futuro, ajuste sua alimentação para torná-la mais saudável e equilibrada. Lembre-se sempre de que a alimentação pode ser uma importante aliada na sua jornada rumo à maternidade. E, claro, não se esqueça de buscar acompanhamento médico adequado para garantir uma gestação saudável e feliz.