- Publicidades -
O Tocantins teve aumento nos diagnósticos de tuberculose. Os números foram divulgados pela Secretaria de Saúde do Estado e apontaram que em 2018 pelo menos 195 pessoas tiveram a doença. A quantidade é grande se comparada com os anos anteriores.
De acordo com a Secretaria, 155 pessoas foram notificadas com a doença em 2017. Já em 2016, 154 pessoas tiveram a doença.
Segundo a Secretaria, a tuberculose está entre as 10 principais causas de morte no planeta e o Ministério da Saúde estima que 10 milhões de pessoas podem ter tido tuberculose em 2017. Do total, 1,3 milhão não resistiram aos sintomas e morreram.
O médico pneumologista Jesian Aguiar acredita que a incidência de casos de tuberculose pode ser ainda maior, já que muitas pessoas são contaminadas com a doença, mas os casos não são notificados. O médico explica que a tuberculose é uma doença infectocontagiosa, causada por uma bactéria e que é passada de pessoa para pessoa por via inalatória.
O pneumologista explica ainda que a doença afeta principalmente o pulmão. “Ela vai para o corpo inteiro, mas a porta de entrada é a via respiratória, mas em qualquer órgão tem tuberculose”, explicou o médico Jesian.
Os principais sintomas da tuberculose são:
Tosse contínua há mais de 21 dias
Cansaço excessivo,
Febre baixa geralmente à tarde
Falta de apetite
Palidez
Perda de peso
A doença pode ser tratada de forma gratuita nos hospitais e unidades de saúde públicas.