A diretora da Organização Pan-Americana da Saúde (Opas), Carissa Etienne, alertou nesta quarta-feira (16) para uma “ameaça tripla de doenças respiratórias”. A Opas é um braço da Organização Mundial da Saúde (OMS) e é responsável por acompanhar a situação da saúde na região.
- Publicidades -
As Américas tiveram um aumento de 17% nos casos de Covid-19 e as mortes cresceram na América do Sul e na América Central na última semana.
“Toda vez que nos tornamos complacentes com esse vírus, corremos o risco de um ressurgimento. Não podemos baixar a guarda”, disse ela.
Carissa disse que o número de infecções por Covid-19, por influenza e de VSR (vírus sincicial respiratório) está “sobrecarregando” os sistemas de saúde de países das Américas. Ela destacou a preocupação com o VSR, vírus para o qual não existe uma vacina e que tem “impacto sobre os mais vulneráveis”, sobretudo crianças e, especialmente, bebês com menos de 1 ano de idade.
Alta de casos no Brasil
A Secretaria de Vigilância em Saúde do Ministério da Saúde voltou a recomendar, no domingo (13), a utilização de máscaras devido ao avanço da Covid-19, principalmente pela circulação da sublinhagem BQ.1.
Na semana epidemiológica entre 6 e 11 de novembro, foram notificados 57.825 casos e 314 mortes causadas pelo coronavírus. A média móvel dos últimos sete dias ficou em 8.448 diagnósticos diários, representando um aumento de 120% em relação à semana anterior, com 3.834.
Já a média móvel de óbitos foi de 46, um acréscimo de 28% se comparado com a última semana, com 36.
Envie sugestões de pauta ou denúncia para o WhatsApp do Jornal Sou de Palmas: (63) 9 9223-7820