O Boletim Epidemiológico desta segunda-feira, 25, registra dois novos óbitos por Covid-19 em Palmas, ambos os casos do sexo masculino, cujas pessoas apresentavam complicações de saúde preexistentes que se agravaram com a infecção pelo novo coronavírus. Um dos homens faleceu na manhã de hoje, tinha 43 anos de idade e estava internado no Hospital Geral de Palmas em estado grave. A outra vítima foi a óbito no último sábado, 23, em sua residência, mas como apresentava sintomas de síndrome gripal, a equipe médica solicitou o exame e o resultado foi positivo.
- Publicidades -
Após investigação, a Vigilância Epidemiológica de Palmas da Secretaria Municipal da Saúde (Semus) constatou que dois casos registrados anteriormente não são moradores de Palmas e sim de outros municípios. Situações assim são informadas aos municípios de origem e deixam de fazer parte da contagem de casos da Capital.
O Centro de Operações de Emergência em Saúde (COE Palmas Covid-19) apontou também na última rotina de exames que foram identificados cinco novos casos confirmados no Município. O número total de diagnósticos positivos chega agora a 411. Além disso, foram notificados 4.546 casos de síndromes gripais, desses foram descartados 1.818. As informações foram atualizadas pelo COE às 12 horas desta segunda-feira, 25.
Pessoas hospitalizadas
Estão internados nas redes pública e privada de Palmas 12 casos confirmados da Capital, nove dessas pessoas em quadro estável de saúde e três em situação grave, conforme boletins médicos publicados às 18 horas de domingo, 24. Também está internada uma pessoas de Palmas por suspeita de ter contraído a Covid-19.
Mais 14 pacientes confirmados estão hospitalizados em Palmas em virtude da infecção e outros cinco suspeitos, porém, são moradores de outras cidades do Tocantins e de outros estados brasileiros.
Ainda em relação ao quadro de saúde, dos 411 casos confirmados de Palmas, 181 pessoas estão em isolamento domiciliar e 212 estão recuperadas.
Fontes de infecção
A Vigilância Epidemiológica de Palmas informou que dos 411 casos confirmados em Palmas, 189 (46%) tiveram contato com caso confirmado da Capital, 117 (28,5%) contraíram o vírus por transmissão comunitária, 46 (11,2%) viajaram para outros estados brasileiros, 30 (7,3%) casos estão em investigação, 23 (5,6%) fizeram viagem ou tiveram contato com caso confirmado de outro município do Tocantins e 6 (1,5%) são casos relacionados a viagens para o exterior.
Testes
Ainda de acordo com as informação da Vigilância Epidemiológica, 102 pacientes de Palmas foram submetidos a testes na última rotina de exames. Desse total, 27 testaram negativo e cinco tiveram diagnóstico positivo no Laboratório Central do Tocantins (Lacen). A rede privada realizou 75 testagens e todas tiveram diagnóstico descartados. Já o Laboratório Municipal não realiza exames aos fins de semana, exceto quando são realizados mutirões.