Palmas suspendeu nesta quinta-feira (26) a campanha de vacinação contra o vírus influenza. O motivo é que as doses enviadas para a primeira fase da campanha estão esgotadas. Nos três primeiros dias foram imunizados 9.155 idosos e 2.836 profissionais de saúde, que são os grupos prioritários desta fase da campanha.
- Publicidades -
A meta para estes dois públicos este ano em Palmas é a imunização de 10.578 idosos e 9.264 profissionais de saúde. A Secretaria Municipal de Saúde informou que recebeu apenas 67% das doses necessárias para a primeira fase e que já solicitou a reposição.
Como a procura pela vacina foi alta em quase todas as regiões do país, ainda não há uma previsão para que a reposição seja feita. A prefeitura ainda não informou se vai precisar alterar o calendário das próximas fases da campanha, a decisão depende de orientação do Ministério da Saúde.
Pela previsão inicial, no primeiro momento seriam vacinados os idosos com 60 anos ou mais e trabalhadores de saúde. A partir de 16 de abril é a vez dos professores, doentes crônicos e profissionais das forças de segurança e salvamento.
Do dia 9 de maio em diante, crianças, grávidas, adultos de 55 a 59 anos e demais públicos também poderão tomar suas doses. O dia D da campanha está marcado para sábado, 9 de maio.
Neste ano poderão se vacinar:
- Idosos com mais de 60 anos
- Adultos com 55 a 59 anos
- Crianças de 6 meses a 6 anos incompletos (5 anos, 11 meses e 29 dias)
- Gestantes
- Puérperas (mulheres que tiveram um filho nos últimos 45 dias)
- Trabalhadores da área de saúde
- Professores de escolas públicas e privadas
- Povos indígenas
- Portadores de doenças crônicas e outras condições clínicas (veja mais abaixo)
- Adolescentes e jovens de 12 a 21 anos que estão sob medidas socioeducativas
- População privada de liberdade
- Funcionários do sistema prisional
- Profissionais de forças de segurança e salvamento (policiais e bombeiros, por exemplo)