O vereador Rogério Freitas não poupou palavras na sessão da Câmara Municipal de Palmas realizada no último dia 03 de agosto, onde abordou as questões críticas da educação no município de Palmas. Suas críticas, direcionadas à Prefeita Cinthia Ribeiro, focaram principalmente no transporte escolar, na entrega de kits escolares e na compra de livros didáticos.
- Publicidades -
Em um ponto alto de sua declaração, Freitas chamou a atenção para as ações recentes da Polícia Federal em diversos municípios do Tocantins relacionadas ao transporte escolar. Ele expressou com convicção que a cidade de Palmas pode ser o próximo alvo de uma operação da Polícia Federal, dadas as questões levantadas em sua própria investigação e encaminhadas aos órgãos de controle como o Ministério Público Estadual.
“Os problemas com os kits escolares, que segundo minhas investigações, não foram entregues como deveriam, já são objeto de inquérito no Ministério Público Estadual do Estado do Tocantins, com recursos federais”, disse o vereador, enfatizando a gravidade da situação.
Freitas também mencionou a denúncia feita sobre a compra de livros didáticos que, alegadamente, não foram entregues, e expressou preocupação com o transporte público escolar, que foi mal administrado. Ele criticou a “contratação às pressas” de uma empresa sem competência técnica para a execução do serviço de transporte escolar e espera que medidas sejam tomadas pela Polícia Federal e outros órgãos de controle.
O vereador também destacou os gastos excessivos com o transporte escolar, alegando que o município pagou mais de 70% a mais do valor praticado no ano anterior. “Estamos pagando pelo transporte escolar sábado, domingo, feriado, o mês de julho todo. A bagatela de 20 milhões de reais, 70% a mais do valor praticado no ano passado”, disse, reforçando a necessidade de uma investigação profunda.
Rogério Freitas concluiu suas observações reiterando o papel vital do Conselho Municipal de Educação na administração dos recursos do Fundeb, destacando a necessidade de investir adequadamente na educação. Ele pediu uma maior fiscalização e controle sobre o uso desses recursos, enfatizando que a educação em Palmas é resultado de um esforço conjunto e não obra única da atual prefeita, Cintia Ribeiro.
Por fim, ele reafirmou seu compromisso com a educação e o bem-estar dos munícipes de Palmas, prometendo continuar a acompanhar ativamente essas questões, com a confiança de que a Polícia Federal irá intervir se necessário.