A Assembleia Legislativa do Tocantins (Aleto) aprovou nesta quarta-feira, 6, o Projeto de Lei das Diretrizes Orçamentárias (PLDO) para o ano fiscal de 2025, que prevê um aumento de 19,86% nas receitas, totalizando R$ 17,4 bilhões para o orçamento do próximo ano. A medida, aprovada por unanimidade, busca sustentar o crescimento do Estado e expandir investimentos em áreas prioritárias.
- Publicidades -
Aumento orçamentário
Segundo o presidente da Aleto, deputado Amélio Cayres (Republicanos), o aumento orçamentário reflete o crescimento econômico e o controle da inflação no Tocantins. Do total de 188 emendas apresentadas pelos deputados, 99 foram aprovadas, com foco em setores essenciais como Educação, Saúde, Segurança e Assistência Social, além de infraestrutura, esportes e cultura. O relator do projeto, deputado Olyntho Neto (Republicanos), destacou que as emendas foram analisadas para assegurar a viabilidade técnica e relevância das propostas.
Entre as prioridades listadas na lei estão a conclusão dos hospitais em Araguaína e Gurupi, a duplicação da ponte entre Palmas e Luzimangues, e a realização de 15 mil cirurgias eletivas. A proposta agora segue para sanção do governador Wanderlei Barbosa (Republicanos) e, uma vez sancionada, será a base para a elaboração da Lei Orçamentária Anual (LOA), que deve ser apresentada até o dia 15 de novembro.