28 de abril de 2024 05:12

Política em Foco

Projeto de Lei propõe prioridade na matrícula para mulheres vítimas de violência em Palmas

Publicado em

Projeto de Lei propõe prioridade na matrícula para mulheres vítimas de violência em Palmas

O vereador Daniel Nascimento (Republicanos), apresentou recentemente na Câmara Municipal, um Projeto de Lei cujo objetivo é estabelecer a garantia do direito das mulheres vítimas de violência doméstica e familiar, juntamente com seus dependentes.

A proposta busca possibilitar que mulheres e seus dependentes tenham prioridade na matrícula ou transferência em escolas públicas municipais de Palmas, especialmente quando houver mudança repentina de domicílio. Isso se daria mediante a apresentação de documentos que comprovem a ocorrência policial ou o processo de violência doméstica e familiar em andamento, em qualquer momento.

A responsabilidade de formular diretrizes e estratégias para viabilizar a execução da lei ficaria a cargo do Poder Executivo Municipal.

Leia Também:   Melhorias para a Capital: Vereador Pedro Cardoso solicita instalação de contêiner de lixo na quadra 607 Sul

Na justificativa apresentada, o Vereador enfatiza a importância de proteger e amparar as vítimas de violência doméstica, promovendo facilidade do acesso à educação. Destaca também o alarmante crescimento desse tipo de violência no país, evidenciando os impactos graves que podem afetar não apenas as mulheres, mas também crianças e adolescentes expostos a esse ambiente.

Ressalta-se que o projeto tem como finalidade não apenas assegurar a educação como um direito fundamental, mas também quebrar o ciclo de violência. Proporcionar prioridade na matrícula ou transferência para mulheres nessa situação é um passo importante no sentido de interromper esse ciclo.

Em resumo, a implementação desse Projeto de Lei busca criar um ambiente propício para que as mulheres vítimas de violência doméstica e seus dependentes possam reconstruir suas vidas.

Leia Também:   Vereador Daniel Nascimento protocola requerimento para manutenção na quadra 409 Norte

Envie sugestões de pauta ou denúncia para o WhatsApp do Jornal Sou de Palmas: (63) 992237820

Deixe o seu Comentário

Anúncio


Mais Vistos da Semana