16 de maio de 2024 07:56

Política em Foco

Polêmica na Câmara: Alegando descumprimento do Regimento, vereadores da base governista articulam punição para Janad Valcari

Publicado em

Polêmica na Câmara: Alegando descumprimento do Regimento, vereadores da base governista articulam punição para Janad Valcari

Ao que parece, o discurso ‘quente’ da presidente da Câmara de Palmas, Janad Valcari (PODE), durante Sessão Extraordinária desta desta terça-feira, 09, pode render a ela consequências em seu mandato, segundo a vereadora, articuladas por parlamentares ‘atingidos’ por suas falas, todos eles, da base da prefeita Cínthia Ribeiro. Após a sessão, vários vereadores falaram sobre possível intervenção da Comissão de Ética contra Valcari por quebra de decoro.

Ao término da Sessão, a vereadora Laudecy Coimbra foi questionada pelo Sou de Palmas sobre as complicações que a presidente poderia sofrer, que declarou: ”Ela faltou com o decoro, descumpriu o regimento, porque havia vereadores inscritos e ela novamente encerrou a sessão sem ouvir os vereadores, sem permitir que nós falássemos. Ela não é dona da Câmara, isso aqui não é empresa particular dela, isso aqui é um parlamento. Ela não é maior que a mesa diretora e muito menos maior que o plenário”, disse.

Mais cedo, em entrevista concedida ao site Cleber Toledo, o vereador Rogério Freitas (MDB), líder da base da prefeita Cinthia Ribeiro (PSDB), declarou que a presidente está em um momento de desequilíbrio e desrespeitou, pela segunda vez consecutiva, o regimento da Casa. Além de enfatizar que Janad “não está à altura do cargo”, o parlamentar disse que o posicionamento tomado por ela pode ter graves consequências.

“Só sai atirando e sempre descumprindo Regimento, não dando direito de fala para os vereadores, isto é muito ruim. Quando isto culminar em uma intervenção da Comissão de Ética, ela [Janad Valcari] vai querer se apresentar como vítima. Pela 2ª vez consecutiva encerra a sessão cercando o direito de fala. Ela não permite que os vereadores falem e isto não é bom”, disse Freitas.

Janad Valcari rebate e alerta para possível perseguição da base

Em entrevista para o Sou de Palmas, a presidente informou que ”em nenhum momento infringiu o regimento da Câmara”. Segundo a presidente, antes de levantar para fazer seu discurso, ela perguntou se havia algum parlamentar inscrito para falar em seguida e foi informada que seria a última a discursar. Ao retornar a mesa, seguiu o que lhe foi passado e encerrou a sessão. Ainda de acordo com Janad, parlamentares aliados da prefeita estariam articulando sua saída da presidência. ”Estou aqui para fazer diferente e a diferença. Se moralizar esse parlamento é quebra de decoro, assim eu farei sempre”, concluiu.

Deixe o seu Comentário

Anúncio
Clique para comentar

Você precisa estar logado para postar um comentário Conecte-se

Deixe uma resposta

Mais Vistos da Semana