28 de abril de 2024 15:16

Política em Foco

Folha comemora sanção da lei que desburocratiza e regulamenta o comércio ambulante em Palmas

Publicado em

Folha comemora sanção da lei que desburocratiza e regulamenta o comércio ambulante em Palmas

O presidente da Câmara Municipal de Palmas (CMP), vereador Folha (PSDB), comemorou nesta segunda-feira, 16, a sanção da Lei Complementar nº 424/2023, de autoria do executivo municipal, que desburocratiza e regulamenta o comércio ambulante na Capital. A lei foi sancionada pela prefeita Cinthia Ribeiro e publicada no Diário Oficial do Município na noite da última sexta-feira, 13, após intensa articulação de Folha pela aprovação da matéria nas comissões e no plenário da Casa.

De acordo com o presidente da CMP, a Lei Complementar nº 424/2023 desburocratiza o acesso dos ambulantes à regularização de suas atividades. “O nosso objetivo e do Município é oferecer melhores condições de trabalho para os ambulantes que eram constantemente impedidos de exercerem as suas atividades por não se enquadrarem às exigências do Código de Posturas”, salientou.

Leia Também:   Vereador Daniel Nascimento participa da 23ª Marcha de Gestores e Legislativos Municipais em Brasília

Folha destaca que a nova lei revoga diversos artigos da Lei nº 371/1992, que instituiu o Código de Posturas da Capital, a exemplo do art. 103, que obrigava o ambulante a ter carrinhos de acordo com os moldes oficiais da Prefeitura. “Com a nova lei complementar, os ambulantes poderão vender os seus produtos em caixas a tiracolo, isopor, trailer ou food truck, barraca móvel, enfim, abre um leque de opções que vão ajudar muito esses comerciantes que só querem garantir o seu sustento e de suas famílias”, defendeu.

Segundo a lei sancionada, a Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Emprego (Sedem) ficará responsável por emitir o documento para a prática do comércio ambulante, que terá validade de dois anos renováveis por iguais e sucessivos períodos. Além disso, os ambulantes com registro de microempreendedores individuais (MEIs) terão prioridade na concessão do direito de exploração dos espaços públicos.

Leia Também:   Concorrência por vaga no concurso da Saúde de Palmas é divulgada; CONFIRA

Envie sugestões de pauta ou denúncia para o Whatsapp do Jornal Sou de Palmas: (63) 992237820

Deixe o seu Comentário

Anúncio


Mais Vistos da Semana