Na manhã desta quinta-feira (22), o vereador Walter Viana (PRD) utilizou a tribuna da Câmara Municipal de Palmas para defender a aprovação do projeto que autoriza um empréstimo de R$ 300 milhões para investimentos em obras de infraestrutura na Capital. O financiamento, que conta com garantia do Governo Federal e é oriundo do Banco do Brasil, integra o programa Avança Palmas, coordenado pela Secretaria de Infraestrutura e Serviços Públicos (Seisp).
Durante seu discurso, Walter Viana destacou que o pacote de obras contempla todas as regiões da cidade, com foco em mobilidade urbana, acessibilidade e qualidade de vida. Entre os investimentos previstos estão a construção de 14 praças públicas, dois prédios públicos, mais de 1,4 milhão de metros quadrados de recapeamento utilizando técnicas como CBUQ, microrrevestimento e lama asfáltica e a pavimentação de 93 mil metros quadrados de novas vias, beneficiando setores como Lago Norte, Irmã Dulce, Setor Universitário, União Sul, Jardim Aeroporto e Loteamento Bela Vida.
O vereador também lembrou que a gestão municipal herdou mais de R$ 206 milhões em dívidas da gestão anterior, o que limita a capacidade de investimento caso não haja novas fontes de recursos. “Se não tivermos outra fonte de custeio, como esse empréstimo, Palmas ficará limitada, apenas pagando dívidas, sem possibilidade de realizar investimentos necessários”, afirmou.
Entre as obras de destaque mencionadas estão ainda a duplicação da Avenida Teotônio Segurado, entre o trecho da NS-15 e a estrada da Agrotins, além da construção de pontes, obras de macrodrenagem, ciclovias e requalificação da NS-15, integrando bairros da região norte.
Walter também aproveitou para citar avanços da atual gestão nos cinco primeiros meses, como a renovação da frota do transporte coletivo com ônibus novos, equipados com ar-condicionado, Wi-Fi e tomadas, a redistribuição de horários, além das ações do programa Palmas Bem Cuidada, com revitalização de iluminação pública, manutenção de vias e operação tapa-buracos em toda a cidade.
No campo da educação, ressaltou o início das obras da nova Escola de Tempo Integral do Taquari, do CMEI da Capadócia, além do chamamento de concursados na saúde e na Guarda Metropolitana.
“O financiamento é fundamental para garantir que Palmas continue avançando, levando infraestrutura para quem mais precisa e resgatando a dignidade dos moradores das regiões que ainda carecem de pavimentação e melhorias urbanas”, concluiu Walter Viana
Tem algo para contar? 🚨 Sua história pode virar notícia! Fale com a nossa redação pelo WhatsApp (63) 9 9274-5503 ou envie um e-mail para [email protected]