A Câmara de Palmas realizou nesta terça-feira, 25, uma Sessão Solene para celebrar o Dia Nacional da Língua Brasileira de Sinais (Libras) e homenagear pessoas que atuam para difundir a acessibilidade com o uso da Libras em escolas, faculdades e demais instituições que recebem a presença de pessoas com deficiência auditiva no país.
- Publicidades -
Na oportunidade, o vereador Josmundo prestou homenagem à Professora Thelma de Sousa Macedo, pedagoga com formação em Libras e especialista em Educação Inclusiva. “Hoje é um dia muito importante nesta Casa de Leis, que passa a reconhecer o papel social e político da Língua Brasileira de Sinais para garantir o direto à comunicação, interação social e a integração entre ouvintes, surdos e pessoas com deficiências auditivas”, disse o parlamentar.
A homenageada é pós-graduada em Neurociência Educacional: cognição e comportamento, e pós-graduanda em Neuropsicopedagogia Clínica, além de atuar na Educação Especial desde 2011.
Thelma de Sousa Macedo foi professora de SEM (Sala de Recursos Multifuncionais), professora auxiliar de estudantes com deficiência e professora Intérprete de Libras. Atualmente é professora na Escola Especial Integração de Palmas (APAE).
Entrega do Certificado
O vereador Josmundo não esteve presente na Sessão Solene devido viagem a Brasília/DF para participar da XXII Marcha dos Legislativos Municipais. Na ocasião, a diretora-geral do Campus Palmas do Instituto Federal do Tocantins (IFTO), Noemi Barreto S. Zukowski, foi designada, pelo presidente da sessão solene, a entregar o Certificado de Honra e Mérito para a homenageada do parlamentar, Thelma de Sousa Macedo.