Aprovada pelo plenário na sessão desta terça-feira, 5, a proposta da deputada Janad Valcari (PL) que institui a região metropolitana de Palmas como rota turística do Tocantins. O objetivo é promover o desenvolvimento econômico, apoiar o turismo e gerar benefícios socioeconômicos para a população local, como a geração de emprego e renda, além de aquecer setores do ramo da hotelaria, alimentação, transporte e lazer.
- Publicidades -
A criação da rota turística na região metropolitana composta pelos municípios de Porto Nacional, Palmas, Lajeado e Miracema vai ampliar o desenvolvimento turístico, histórico, cultural, religioso, gastronômico e ambiental. Além de impulsionar os empreendimentos turísticos e atrair novos turistas, serão beneficiados artesãos, guias de turismo e membros de associações que serão apoiados em suas atividades.
São destaques nos roteiros turísticos de Palmas a praça dos Girassóis, parque Cesamar, parque dos Povos Indígenas, Museu Histórico do Tocantins (Palacinho), Ilha do Canela, Praias das Arnos, Prata e do Caju, cachoeiras de Taquaruçu, da Roncadeira, Escorrega Macaco, Bela Vista, da Arara, Vai Quem Quer e outras. Já nos municípios de Porto Nacional, Lajeado e Miracema são roteiros turísticos a Catedral Nossa Senhora das Mercês, Ilha Porto Real, Praia do Segredo, Parque Estadual do Lajeado, praia do Funil, Balneário Ilha Verde, Morro do Leão, praia do Paredão e Usina Hidrelétrica Luís Eduardo Magalhães.
Com o mesmo teor, também foi aprovado a proposta do deputado Júnior Geo (PSC), que institui o Distrito de Taquaruçu como rota do turismo ecológico, gastronômico, cultural e de aventura. A ideia é apoiar a comercialização de produtos e serviços locais, incentivar as festividades e gastronomia, além de valorizar atrativos naturais, culturais e as potencialidades turísticas.
Outras propostas aprovadas instituem no calendário cultural do Tocantins o torneio de pesca do Tucunaré, a semana do Turismo Rural na última semana de setembro e as Cavalhadas de Taguatinga. Os projetos são de autoria da deputada Claudia Lelis (PV) e Eduardo Mantoan (PSDB).
Também ficam instituídos o Dia Estadual do Vaqueiro, em 29 de agosto, proposto pelo deputado Cleiton Cardoso (Republicanos) e a Semana da Mulher Rural, na terceira semana de outubro. De autoria do deputado Gutierrez Torquato (PDT), a matéria visa valorizar o papel da mulher na Agricultura Familiar e dedicar a esse público uma semana voltada para a realização de cursos e capacitações técnicas para ajudar as mulheres em suas atividades rurais, além de promover eventos para debater as políticas públicas para as mulheres na Agricultura.
Envie sugestões de pauta ou denúncia para o WhatsApp do Jornal Sou de Palmas: (63) 992237820