Tocantins – Cinco municípios do Estado terão um número maior de vereadores a partir das próximas eleições, em comparação ao pleito anterior. O aumento foi determinado com base no crescimento populacional dessas cidades, conforme dados recentes do censo demográfico realizado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
- Publicidades -
Em Palmas, o número de cadeiras na Câmara Municipal subirá de 19 para 23 a partir de 2024. Araguaína também verá um aumento, passando de 17 para 19 vereadores. Gurupi, localizada no sul do estado, terá agora 17 representantes, dois a mais do que na eleição anterior. Paraíso do Tocantins contará com 15 parlamentares, enquanto Lagoa da Confusão passará a ter 11, em razão do aumento no número de eleitores, que exige mais representantes na câmara municipal.
Segundo Paulo Ricardo Amaral, superintendente do IBGE no Tocantins, “monitorar e ter um retrato preciso da população é fundamental para que as ações tanto do poder público quanto da iniciativa privada sejam efetivas”.
Redução no número de vereadores em Taguatinga
Em contrapartida, a cidade de Taguatinga terá uma redução no número de vereadores, passando de 11 para 9 representantes. Essa diminuição foi resultado de uma queda populacional registrada pelo censo do IBGE, que indicou a necessidade de ajuste na representação legislativa do município.
As alterações no número de parlamentares em um município são formalizadas por meio de mudanças na lei orgânica, que precisam ser aprovadas em votação pela Câmara de Vereadores, exigindo o aval de dois terços dos parlamentares.