28 de abril de 2024 12:54

Política em Foco

Carlos Amastha fala do orgulho em ter contribuído para que o Festival Gastronômico de Taquaruçu se tornasse referência em todo o país

Publicado em

Carlos Amastha fala do orgulho em ter contribuído para que o Festival Gastronômico de Taquaruçu se tornasse referência em todo o país

De 7 a 11 de setembro, o Distrito de Taquaruçu, em Palmas, sedia a maior festa de sabores regionais do Tocantins, o Festival Gastronômico de Taquaruçu. O festival, que gera emprego, renda e movimenta a economia local foi ampliado e consolidado durante a gestão de Carlos Amastha, que esteve à frente da Prefeitura de Palmas de 2013 a 2018. Nesse período realizou cinco festivais que atraíram um público de até 50 mil pessoas por noite.

“Valorizamos a gastronomia local feita à base de produtos do cerrado, difundindo sabores, incentivando o empreendedorismo, divulgando o talento culinário de chefs tocantinenses, associado é claro à boa música”, destacou Amastha.

Amastha relembrou ainda que durante a sua gestão a programação do Festival foi empaliada de três para cinco dias e estrategicamente mudou para o mês de setembro, aproveitando o feriado prolongado da Semana da Pátria, visando ser uma opção de lazer e entretenimento para turistas vindos de toda parte. “É um festival de todos os palmenses e tocantinenses. Tenho muito orgulho de ter contribuído com esse projeto de sucesso”, disse.

Leia Também:   SAIU! Confira os locais de prova do concurso da Saúde em Palmas

Yuri Silva, de 19 anos, que já trilha seus passos no ramo da gastronomia, vê no festival uma fonte de aprendizado e entretenimento. “Como futuro chef de cozinha aprecio muito essa culinária que valoriza os ingredientes regionais. As pessoas quando visitam um lugar, elas querem muito mais que só conhecer os pontos turísticos, querem também provar os pratos regionais que fazem parte da cultura do povo local. E, quando se tem um Festival como o de Taquaruçu isso desperta a criatividade de quem cozinha para criar novos pratos, de forma a agradar os mais sofisticados paladares”, destaca Yuri, complementando que devido à riqueza gastronômica do Tocantins, esse tipo de festival deveria ser fomentado por todo o Estado.

Expandir pelo Tocantins

Amastha que disputa a corrida eleitoral por uma vaga no Senado defende que iniciativas como essa são mais que uma vitrine para a culinária regional. “Esse tipo de evento atrai turistas de todos os cantos, movimenta a economia como um todo. Nas pousadas de Taquaruçu dificilmente se acha vaga às vésperas do festival, as pessoas fazem reservas com antecedência, se programam para conhecer as belezas de Taquaruçu durante o dia e a noite curtem os shows e a boa comida tocantinense”, destaca.

Leia Também:   Governo propõe 'imposto do pecado' sobre cigarros, bebidas alcoólicas, veículos e gás natural

Empreendedor nato, Amastha vê esse tipo de evento como um indutor de novos negócios. “Quantos restaurantes e pousadas surgiram depois que o festival tomou essa dimensão mais profissional e organizada? Vários. Sem falar nos moradores que aproveitam a ocasião para ganhar um dinheirinho, alugando suas casas neste período para aqueles que querem curtir não só o festival, mas todo o Distrito”, complementa.

Enquanto senador, Amastha ressalta que será um fomentador de eventos como o do Festival Gastronômico de Taquaruçu. “Depois do sucesso que se tornou o festival de Taquaruçu, outros municípios resolveram apostar em eventos similares, que também têm sido sucesso. Imagina isso espalhado por todo o Estado, quantas oportunidades de emprego e renda vão surgir. Enquanto senador quero ser parceiro das prefeituras e ajudar a fomentar eventos assim que divulguem a gastronomia, a cultura e os atrativos turísticos, e que proporcionem novos empregos e negócios. Em oito anos dá pra fazer muita coisa e eu vou fazer”, conclui.

Leia Também:   Janad Valcari homenageia pastor Janair da Igreja Quadrangular durante Sessão do dia do Evangélico

Turismo gastronômico

Segundo a Organização Mundial de Turismo (OMT), a gastronomia é o terceiro maior impulsionador de viagens pelo mundo.

No Brasil, a gastronomia movimenta cerca de R$ 250 bilhões por ano, segundo cálculos da Asssociação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel). É também um dos itens mais bem avaliados por estrangeiros em visita ao Brasil: 8 em cada 10 turistas internacionais aprovaram a gastronomia brasileira em 2019, de acordo com dados do Ministério do Turismo com visitantes internacionais.

 

Envie sugestões de pauta ou denúncia para o WhatsApp do Jornal Sou de Palmas: (63) 992237820

Deixe o seu Comentário

Anúncio


Mais Vistos da Semana