O presidente do Tribunal Regional do Tocantins (TRE-TO), desembargador Helvécio de Brito Maia Neto, realizou uma coletiva nesta quinta-feira (27), para discutir assuntos relacionados ao processo eleitoral de Palmas, em 2024. Dentre os assuntos mencionados estão atualizações em relação candidaturas, balanço eleitoral e atualizações na logística das votações.
- Publicidades -
Na reunião estiveram presentes, o secretário de Tecnologia da Informação da justiça eleitoral do Estado, Valdenir Borges Júnior, a chefe de cartório da 29ª Zona Eleitoral, Ana Cecília Catapan e o Desembargador Helvecio de Brito, do Tribunal de Justiça do Tocantins.
Segundo o Desembargador Helvecio de Brito Maia Neto que ressaltou pontos importantes a respeito da possibilidade de um segundo turno nas eleições para prefeitura de Palmas:
“A cidade de Palmas ultrapassou a marca de 200 mil eleitores, oque representa um aumento significativo em relação às eleições passadas. Com isso, pela primeira vez existe a possibilidade grande de um segundo turno na próxima eleição”,
afirmou Helvecio.
Essa novidade pode acontecer em 2024, conforme a Lei nº 13.165/2015, que estabelece a realização de segundo turno nas eleições municipais para prefeito e vice-prefeito nos municípios brasileiros com mais de 200 mil eleitores, é também conhecida como Reforma Eleitoral de 2015.
Além disso, outro ponto importante mencionado é a criação de uma nova zona eleitoral na Capital. Segundo o desembargador “Já está sendo objeto de estudo e tratativas por parte do tribunal […] Vai depender não só da gente, mas de uma proposta do TSE”
A medida traria uma melhor logística devido à previsão do número de eleitores ser de aproximadamente 210 mil. Uma nova zona, conforme o desembargador, resultaria em um processo de votação mais confortável, observando pontos como lotações nos colégios, estacionamentos e combate a crimes eleitorais.