A Prefeitura de Palmas, em conjunto com a Secretaria Municipal de Saúde (Semus), anunciou a ampliação dos grupos elegíveis para a vacinação contra a dengue a partir desta segunda-feira (6).
- Publicidades -
Agora, crianças a partir de seis anos, pessoas de 15 a 59 anos com comorbidades e indivíduos em situação de rua estão incluídos nos novos critérios de imunização.
Novos critérios e horários de vacinação
A vacina será administrada nas Unidades de Saúde de Palmas, das 8 às 18 horas. Para receber a dose, é necessário apresentar o Cartão de Vacina. Pacientes com comorbidades devem comprovar sua condição através de laudo ou consulta ao sistema de saúde, procedimento que será realizado na própria unidade durante a vacinação.
A lista de comorbidades inclui doenças crônicas neurológicas, cardíacas, hepáticas, renais, síndromes como a de Down, e diabetes mellitus. Importante ressaltar que gestantes e pessoas com imunossupressão não estão aptas a receber o imunizante.
Dados sobre a vacinação
Até o momento, a Semus recebeu 9.082 doses da vacina Qdenga, das quais 3.425 já foram aplicadas, representando 37,7% do total.
As 5.637 doses restantes estão destinadas aos novos grupos. Além disso, a segunda dose será aplicada no final de maio para aqueles que foram vacinados no início da campanha, que começou em 28 de fevereiro para crianças de 10 e 11 anos e foi expandida em 7 de março para até 14 anos.