Palmas – A Polícia Civil realizou, nesta terça-feira (3), o cumprimento de 13 mandados de prisão preventiva em Palmas. Os alvos da operação são suspeitos de integrarem uma facção criminosa e estarem envolvidos em uma série de homicídios na capital. A ação foi conduzida pela Secretaria da Segurança Pública (SSP) e faz parte da 4ª fase da Operação Gotham City.
Mandados cumpridos em Palmas
Os mandados de prisão foram executados na Unidade Penal de Palmas e em locais do setor Jardim Aureny IV, situado na região sul da cidade. A operação é resultado de investigações conduzidas pela 1ª Divisão Especializada de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP – Palmas). De acordo com a SSP, os homicídios sob investigação ocorreram no primeiro semestre de 2023.
Aumento na violência
No ano de 2023, Palmas enfrentou uma escalada de violência, com um número recorde de assassinatos. Até o final de junho, foram registrados 90 homicídios na cidade, representando um aumento de 210% em comparação ao mesmo período de 2022, quando foram contabilizadas 29 mortes. Segundo a Secretaria de Segurança Pública, mais de 60% desses homicídios foram atribuídos a conflitos entre facções. No entanto, dados levantados pelo g1 apontam que mais da metade das vítimas até 15 de maio não possuíam antecedentes criminais.