No Tocantins, o número de adolescentes infratores apreendidos aumentou 57,8%. Segundo um balanço divulgado pela Polícia Civil, em 2018 foram 154 menores apreendidos por envolvimento em algum tipo de ato infracional análogo a roubo ou furto, por exemplo. A quantidade aumentou para 243 em 2019. Os dados foram divulgados nesta terça-feira (28) durante coletiva de imprensa.
- Publicidades -
Os números são um retrato da realidade no estado. Em outubro do ano passado, um menor de 16 anos foi apreendido suspeito de tentar matar um homem a tiros e ainda roubar o celular de uma mulher em Gurupi. Segundo a Polícia Militar, com o menor, foram apreendidos um revólver calibre 32, com cinco munições, sendo três deflagradas e duas intactas, além do aparelho que teria sido roubado.
Em setembro, um adolescente de 17 anos foi apreendido pela Polícia Civil em Araguaína suspeito de ser o autor dos disparos que mataram João Pedro Pereira, 15 anos, em um terreno baldio. O menor confessou o assassinato e contou que alugou a arma usada no crime de um traficante por R$ 100.
Em abril, um adolescente de 17 anos foi apreendido e levado para internação em Sampaio, região norte do Tocantins. De acordo com a Polícia Civil de Augustinópolis, o adolescente é suspeito de tentar estuprar cinco mulheres. A última tentativa teria sido contra uma adolescente de 14 anos.
Durante a coletiva, foram apresentados dados da Polícia Civil, Polícia Militar e Corpo de Bombeiros sobre crimes, violência no trânsito, apreensões e outras ações realizadas em 2019.
A quantidade de vítimas de acidentes de trânsito aumentou em todo o estado. Em 2018, foram 180 mortes 3.380 feridos em decorrência de colisões no perímetro urbano e em rodovias estaduais no Tocantins. Em 2019, o registro de mortes subiu para 186 e o de feridos, 3.637, conforme as informações da Polícia Militar.