18 de maio de 2024 09:25

Plantão Policial

Homem que aplicava golpes de pirâmide financeira através de supostos investimentos online no Tocantins é preso em São Paulo

Publicado em

Homem que aplicava golpes de pirâmide financeira através de supostos investimentos online no Tocantins é preso em São Paulo

Uma ação conjunta de combate à criminalidade, realizada pela Polícia Civil do Estado do Tocantins (PC-TO), teve como resultado o cumprimento de um mandado de prisão preventiva contra um suspeito de 23 anos, identificado como C. E. G. S. B. Nesta terça-feira (30). A ação aconteceu por meio da 13ª Delegacia de Augustinópolis, com apoio da Delegacia de Investigações Gerais (DIG) de Araraquara (SP),

Segundo a PC-TO, indiciado operava uma corretora de valores fictícia, por meio da qual atraiu diversos investidores prometendo um retorno semanal garantido de 100% sobre os valores investidos. O esquema consistia na realização de operações no mercado financeiro com opções binárias, utilizando um modelo de negócio que envolvia a compra e venda de papéis no mesmo dia, conhecido como Day Trading.

Investigação

A Polícia Civil constatou que, além de atrair investidores por meio de publicidade direcionada ao público em geral, o suspeito obteve vantagem ilícita em prejuízo de pelo menos seis vítimas, induzindo-as ao erro por meio de artifícios fraudulentos.

O delegado Jacson Wutke esclareceu que as investigações revelaram que o indiciado possuía uma situação financeira precária antes de iniciar o esquema, mas passou a movimentar grandes quantias após o início das atividades fraudulentas:

“As investigações comprovaram que o indiciado, antes de dar início ao ‘esquema de pirâmide’, possuía uma péssima saúde financeira, embora gostasse de ‘ostentar’ socialmente. Após o início do esquema, todavia, começou a receber e movimentar quantias vultosas. Em três meses, houve a movimentação de pouco mais de R$ 1 milhão. Os valores ‘investidos’ pelas vítimas, além de inicialmente servirem para o pagamento dos ‘lucros’ de alguns ‘investidores’ (objetivando gerar uma sensação de confiança na sociedade, com objetivo de atrair cada vez mais vítimas), foram utilizados para pagamento de dívidas antigas”,
esclareceu o delegado.

No entanto, devido à impossibilidade de manter o esquema de pirâmide por muito tempo sem ser descoberto, quando várias vítimas tentaram reaver o dinheiro investido ao mesmo tempo, o suspeito não conseguiu manter os pagamentos e desapareceu, deixando as vítimas em prejuízo.

Prisão

Após intensas buscas, a Polícia Civil localizou o homem na cidade de Araraquara, interior de São Paulo, onde ele estava trabalhando como motorista de transporte por aplicativo. Em cumprimento ao mandado de prisão preventiva expedido pela Vara Criminal da Comarca de Augustinópolis, ele foi preso e encaminhado à Cadeia Pública de Santa Ernestina (SP).

O indivíduo foi indiciado pela Polícia Civil do Estado do Tocantins pela prática do crime contra a economia popular t; e do crime de “estelionato” cometido seis vezes. A pena máxima combinada dos crimes pode chegar a 32 anos de prisão.

Com base nas investigações do caso, o delegado Jacson faz um alerta a toda a população. “Sempre desconfie de investimentos com alta rentabilidade ou com facilidade de ganhos. Não existe dinheiro fácil. Isso é fato. Quanto maior a rentabilidade ou a facilidade de obter dinheiro, maior a suspeita de se tratar de um esquema fraudulento. Na dúvida, procure a Polícia Civil ou a instituição financeira de sua confiança”, adverte.

Deixe o seu Comentário

Anúncio
Clique para comentar

Você precisa estar logado para postar um comentário Conecte-se

Deixe uma resposta

Mais Vistos da Semana